Apresentação
Realização
Coordenação e Comissões
Programação
Palestrantes
Inscrição
Apresentação de Trabalhos
Como Chegar

Palestrantes

Estrangeiros

John Paul Jones
Ph.d em Geografia pela Ohio State University. Atualmente é professor na School of Geography and Development College of Social and Behavioral Sciences (University of Arizona – Tucson). Autor de vários artigos em periódicos e livros, dentre eles: Research Methods in Geography: A Critical Introduction (co-edited with Basil Gomez).  New York: Wiley-Blackwell, 459 pp., 2010; e  The Sage Handbook of Social Geographies (co-edited with Sallie A. Marston, Susan J. Smith, and Rachel Pain).  Los Angeles: Sage, 614 pp. 2010.

John Cassind Finn
Ph.D. em Geografia na Arizona State University. Atualmente é professor no Department of Geography & Environment da Rowan University (Glassboro, New Jersey) e seus artigos mais recentes são: Finn, J. 2011. Introduction: On Music and Movement… Aether: The Journal of Media Geography 7: 1-11.; Finn, J. 2010. Propaganda, grafite, e as representações de uma cidade negra. Educação Temática Digital 11 (2): 75-101; e Finn, J., A. Fernandez, L. Sutton, D. Arreola, C. Allen, & C. Smith. 2009. Puerto Peñasco, Fishing Village to Tourist Mecca. The Geographical Review 99 (4): 575-597.

Denis Wood
Ph. D. em geografia pela Clark University e autor de vários livros dentre eles: Rethinking the Power of Maps (em co-autoria com John Fels and John Krygier), Guilford Press, New York, 2010; Whose Map is it? New mapping by artists, Iniva, London, 2010

Verónica Carolina Hollman
Doutora em Ciências Sociais (FLACSO- Buenos Aires). Atualmente é investigadora do CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas) e tem publicado os resultados de suas investigaçoes em revistas da Argentina, Chile, México, Venezuela, Espanha e Brasil. Suas publicações mais recentes são: Hollman Verónica (2010) “Imágenes e imaginarios geográficos del mundo en la geografía escolar en Argentina”. En: Anales de Geografía de la Universidad Complutense. Vol 30, n.1, p. 55-78. Madrid (España); Hollman Verónica (2010) “Imágenes cartográficas del mundo e imaginarios geográficos en la geografía escolar en Argentina”. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.11, n.2, p.165-187, jun. 2010 – ISSN: 1676-2592. Publicação digital da Faculdade de Educação da UNICAMP da área de Educação e afins.

Brasileiros

Amanda Regina Gonçalves
Possui Graduação em Licenciatura (2002) e Bacharelado (2003) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro), Mestrado em Educação e Doutorado em Geografia (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Rio Claro). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Escolar; Atlas Escolares, Currículo e Cultura, Formação de Professores, Metodologia de Pesquisa. Professora Adjunta do Depto. de Geografia, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG.

Ana Maria Hoepers Preve
Possui graduação em Biologia (1992) com mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação, na área de concentração: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela UNICAMP. Professora adjunta no Curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Desde o mestrado vêm atuando em Educação, com ênfase na Formação de Professores e na prática de pesquisa com oficinas. No doutorado trabalhou com oficinas a noção de deslocamentos intensivos, configurando uma noção de geografia intensiva em um manicômio judicial. Atualmente desenvolve pesquisa em educação, geografias e imagens através de oficinas, usando autores como Gilles Deleuze e Félix Guattari, Doren Massey entre outros que possibilitam a produção de um pensamento geográfico sem a ativação exclusiva de seus clichês. Dessa atuação (no ensino, na pesquisa e na extensão) os trabalhos desdobram-se em temas como educação e meio ambiente, educação em geografia, educação em espaços não-formais.

Eduardo José Marandola Junior
Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2002 e 2003) e Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é bolsista PRODOC do Programa de Pós-Graduação em Demografia e Pesquisador do Núcleo de Estudos de População, ambos da Universidade Estadual de Campinas. Tem trabalhado principalmente com a abordagem fenomenológica nos estudos humanistas e culturais, discutindo ontologia, metodologia e história do pensamento geográfico. Interessa-se também pelos estudos urbanos e ambientais, em especial na interface população-ambiente, investigando principalmente os seguintes temas: epistemologia da geografia, humanismo em geografia, riscos e vulnerabilidades, experiência urbana e mobilidade.

Cláudio Benito Oliveira Ferraz
Graduado em Geografia, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e no Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Coordenador do Grupo de Estudos Linguagens Geográficas.

Gisele Girardi
Graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Federal do Espírito Santo onde coordena um grupo de pesquisas em Cartografia Geográfica.

Jörn Seemann
Mestre em Geografia pela Universitat Hamburg e Doutor em Anthropogeography pela Louisiana State University. Professor no Departamento de Geociências na Universidade Regional do Cariri. Revisor dos periódicos RA'E GA e Ateliê Geográfico. Organizador do livro Uma aventura cartográfica.

Maria Helena Braga e Vaz da Costa
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutora em Media Studies pela University of Sussex. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte onde coordena o Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação.

Wenceslao Machado de Oliveira Jr.
Graduado em Geografia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais – OLHO, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.