GT 01 - Culturas políticas: Memórias e narrativas



O Grupo de Trabalho pretende reunir profissionais que estejam envolvidos em pesquisas que apresentem os diálogos entre “culturas políticas, memórias e narrativas” por meio da história oral. Ressaltam-se, assim, as culturas políticas: republicana; liberal; autoritária; socialista; comunista; anarquista; católica; nacionalista; monarquista; entre outras. Tendo como objeto fenômenos políticos, observam-se os valores, normas, atitudes, crenças e linguagens partilhadas por grupos (repertório da ação coletiva).  Deste modo, o objetivo central do GT é fomentar discussões entre profissionais de diferentes espaços e formações, visando contribuir para a problematização das memórias e narrativas relativas ao Estado-Nação; aos partidos e sociedades políticas; à imprensa; às políticas de conservação do patrimônio; às festas cívicas, comemorações e jubileus; aos monumentos; às representações políticas na historiografia, na literatura e no cinema; interpretações da modernidade; globalização; opinião pública; dentre outros.

 

 

Coordenação


Adriane Vidal Costa. Doutora e Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora nos cursos de graduação em História e Relações Econômicas Internacionais na UFMG. Coordenadora do curso de Pós-Graduação/especialização em História e Culturas Políticas na mesma instituição. Tem experiência na área de História das Américas e História Contemporânea, com ênfase em: História e Culturas Políticas, História Intelectual, História e Literatura e História dos movimentos sociais na América Latina.

Juniele Rabêlo de Almeida. Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (NEHO-USP). Professora nos cursos de graduação em História, Comunicação Social e Relações Internacionais (CUNP e FESBH). Professora do Programa de Pós-graduação (PREPES) da PUC-MG. Editora executiva da Revista Oralidades (NEHO/LEI-USP) e da Revista Iniciação Científica (CUNP). Tem experiência na área de História Contemporânea e História do Brasil República, com ênfase em: história oral, culturas políticas, segurança pública, militarismo e movimentos sociais.


 

 

Bibliografia


  1. AZEVEDO, Cecília et al. Cultura política, memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
  2. BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986.
  3. BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX; SIRINELLI (org.). Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1988.
  4. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
  5. FERREIRA, Marieta Morais, AMADO, Janaina (orgs.). Usos e abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
  6. GINZBURG, Carlo. Relações de força. História, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
  7. GOMES, Ângela de Castro. História, historiografia e cultura política no Brasil: algumas reflexões. In: SOIHET; BICALHO; GOUVÊA (org.) Culturas políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad, 2005.
  8. HALBAWCS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
  9. LE GOFF, Jaques. História e memória. Campinas, São Paulo: Ed. Unicamp, 1996.
  10. MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 1996.