GT 02 - Segurança, justiça e direitos


Nos últimos anos, uma série de ações vem sendo implementada sob a chancela dos "direitos do cidadão". No vasto campo das políticas públicas, a promoção da cidadania vem motivando a ação do Estado – em geral associado a ONGs – em múltiplas áreas de atuação, do direito à educação ao direito ambiental. Nos campos da Justiça e da Segurança Pública, por exemplo, diversos projetos têm investido na valorização de direitos coletivos e na implantação de medidas de reforço à segurança, muitas vezes associadas a ações de inclusão social. Partindo do pressuposto de que os sentidos que
os grupos sociais dão à justiça, à cidadania e aos direitos são histórica e culturalmente constituídos, o objetivo do GT é reunir trabalhos que, por meio da metodologia de história oral, estejam interessados em deslindar os sentidos que os agentes envolvidos em tais ações lhes conferem. Desse modo, GT está aberto a pesquisas voltadas para experiências e representações dos agentes responsáveis pela implantação de tais políticas, bem como para vivências e interpretações das populações a elas submetidas. Em consonância com a tradição da própria história oral, o GT está aberto, também, a projetos comunitários que estejam sendo desenvolvidos no contexto de tais políticas, tendo suas ações e efeitos sociais como objeto de interesse.

 

 

Coordenação


Luciana Quillet Heymann. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional. Pesquisadora do CPDOC/FGV desde 1986, atualmente coordena o Programa de História Oral do Centro. Professora da Escola Superior de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC.

 

Christiane Jalles de Paula. Doutora e mestre em Ciência Política pelo IUPERJ. Pesquisadora do CPDOC/FGV e professora da Escola Superior de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais também do CPDOC. Atualmente, investiga a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), utilizando a metodologia da história oral.


 

 

Bibliografia


  1. BENDIX, Reinhard. “Transformações das sociedades européias ocidentais desde o século XVIII”. In: _____. Construção nacional e cidadania. São Paulo, Edusp, 1996. pp. 91-138.
  2. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 11ª edição. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008.
  3. DAMATTA, Roberto. “Cidadania: a questão da cidadania num universo relacional”. In: _____. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1991. pp. 71-102.
  4. FERNANDES, Rubem César. “Sociedade civil e cidadania”. In: _____. Privado porém público: o Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro, Relume-Dumará, 1994. pp. 87-107.
  5. MARSHALL, T. H. “Cidadania e classe social”. In: _____. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro, Zahar, 1967. pp. 57-114.
  6. PUTNAM, Robert D. “Capital social e desempenho institucional”. In: _____. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro, Editora FGV, 1996. pp. 173-194.
  7. SEN, Amartya. “Liberdade e os fundamentos da justiça” e “Pobreza como privação de capacidades”. In: _____. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo, Companhia das Letras, 2000. pp. 72-134.
  8. SOUZA, Jessé de. A Construção Social da Subcidadania: para uma sociologia política da modernidade periférica. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2003.
  9. ZALUAR, Alba. “Sociabilidade, institucionalidade e violência” e “Exclusão e políticas públicas: dilemas teóricos e alternativas políticas”. In: _____. Integração perversa: pobreza e tráfico de drogas. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2004. pp. 57-78; 279-306.