GT 03 - História oral e história política: Diálogos



O GT História Oral e História Política: diálogos, objetiva reunir pesquisadores que, ao produzirem documentos históricos por meio da história oral e ao trabalharem com fontes orais, busquem refletir sobre as interseções entre História Política e  Memória. Nesse sentido, são esperados trabalhos que apresentem diálogos que, dentro do amplo campo da história política, historiografia e história política e cultura política, contemplem temáticas como:  relações de poder, cidadania, imaginários, movimentos sociais,  relações entre esferas públicas e privadas, partidos políticos, culturas militantes, disputas de memórias, produção de lembranças e produção de esquecimentos.

 

 

Coordenação


Lucília de Almeida Neves Delgado. Atualmente é Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UNB). Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974), Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e Doutorado em Ciências Humanas / Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1989). Atua nas áreas de: História do Brasil Republicano, Teoria Política, Metodologia da História e Metodologia das Ciências Sociais. Foi Professora da UFMG de 1978 a 1996. Na UFMG também foi Pró Reitora de Graduação no período de 1993 a 1996. Foi Professora Titular da PUC Minas de 1986 a 2010. Tem orientado inúmeras teses de doutorado e dissertações de mestrado, além de bolsas de iniciação científica, monografias de final de curso de graduação e monitorias. É autora dos seguintes livros: Comando Geral dos trabalhadores no Brasil (1961-1964) Ed Vozes; Tancredo Neves: a trajetória de um liberal (em conjunto com Vera Alice Silva). Ed Vozes; PTB: do getulismo ao reformismo (1945-1964). Ed Marco Zero; Edgar de Godói da Mata Machado: fé, cultura e liberdade (em conjunto com Otávio Dulci e Virginia Mendes); Coleção, O Brasil Republicano. 4 vol (em conjunto com Jorge Ferreira). Ed Civilização Brasileira; História Oral: memória, tempo, identidades. Autêntica Editora. Seus inúmeros artigos estão publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais. Participa de conselhos consultivos e editoriais de diferentes periódicos. Foi presidente da ABHO (200-2002). É consultora ad hoc da CAPES, CNPq e FAPESP. Foi membro do Conselho Consultivo da Coleção Memória do Saber do CNPq. Na FAPEMIG atuou na Câmara de Ciências Humanas e Sociais e em seu Conselho Curador, do qual foi presidente. Em seu curriculum constam as seguintes honrarias e premiações: nota 10, com louvor (tese de doutorado- USP); nota 10, com louvor (concurso de professora titular PUC Minas), Medalha de Honra da Inconfidência; Medalha Santos Dumont, Medalha da Centésima Turma da Faculdade de Medicina da UFMG, Medalha Gustavo Capanema, Medalha JK; Prêmio da União Brasileira de Escritores na categoria História e Biografia; Troféu Milton Campos; Medalha JK (Governo Federal); Troféu Diretas Já, Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal; Membro do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei.

Deivison Gonçalves Amaral. É doutorando em História Social no Programa de Pós-graduação em História da UNICAMP, possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Foi professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, no curso de História, e professor da Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina, unidade acadêmica da FEVALE - UEMG. Foi professor do curso de História de Minas da Pós-graduação Latu Sensu da PUC Minas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano. Atua em pesquisas principalmente nos seguintes temas: história do trabalho, catolicismo e trabalho, Belo Horizonte (MG), movimento operário, história oral.


 

 

Bibliografia


  1. ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
  2. DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 135p. (Leitura, escrita e oralidade)
  3. FERREIRA, Marieta; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. 5. Ed. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2002.
  4. RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, Editora da Unicamp, 2007.
  5. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. 385p.