GT 04 - Diálogos Contemporâneos: Fontes orais e visuais nas pesquisas sobre memória



Os estudos sobre memória se inscrevem no campo ampliado das Ciências Humanas, sendo tema e objeto de várias disciplinas. Orienta o  tratamento do tema a identificação das situações, suportes, agentes e representações que concorrem no processo de rememoração. Neste conjunto destacam-se, no campo da História, as diferentes abordagens para o uso  das fontes orais e visuais. Entretanto, o tratamento de tais registros e sua incorporação na escritura histórica, ainda se constitui um desafio que tem sido enfrentado por formas e estratégias diferenciadas.


A proposta do GT é abrir um espaço transdisciplinar para os estudos sobre memória, enfatizando a elaboração de metodologias coordenadas pelo distintos campos da Ciências Humanas em diálogo com a História.

 

Objetivo: reunir as pesquisas de diferentes disciplinas das ciências humanas, que se utilizam de fontes orais e visuais para os estudos da memória, no sentido de promover um diálogo transdisciplinar.

 

 

Coordenação


Ana Maria Mauad. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Atualmente é Coordenadora do curso de Graduação em História, professora do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, desde 1992 e do CNPq desde 1996. Dedica-se ao ensino de teoria e metodologia da história e é autora do livro "Poses e Flagrantes: ensaios sobre História e fotografias" (Eduff, 2008) e de vários artigos e capítulos de livros sobre temas ligados à História visual, História cultural e História da Memória , especialmente fotografia.


 

 

Bibliografia


  1. Frisch, Michael. A Shared Authority: Essays on the craft and meaning of oral and public history, NY: State University of NY Press. 1990.
  2. Guaretón, Carmen (editor). Encuentros con la memoria: archivos y debates de memoria y futuro, Santiago, Lom Ediciones, 2004.
  3. Jelin, Elizabeth e Kaufman, Susana (comps). Subjetividad y figuras de la memória. Buenos Aires: Siglo XXI, 2006.
  4. Mauad, A.Mª.Fragmentos de memória: oralidade e visualidade na construção das trajetórias familiares. IN: Projeto História: PUC/São Paulo, (22), junho de 2001, p.157-169.
  5. MAUAD, Ana M. ; DUMAS, Fernando ; SERRANO, Ana Paula da Rocha . Video-História e História Oral: Experiências e reflexões. In: VISCARDI, Cláudia M. R. e DELGADO, Lucilia de A. N. (orgs.). (Org.). História Oral: Teoria, Educação e Sociedade.. Juiz de Fora: Ed.UFJF/ABHO, 2006, v. 1, p. 33-57
  6. Meneses, Ulpiano Bezerra de., “História, cativa da memória: para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais”, IN: Rev. Inst. Bras., SP, 34:9-24, 1992
  7. Pollock, Della (ed.). Remembering: Oral History and Performance, Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.
  8. Ricouer, Paul. Memory, History and Forgetting, Translated by Kathleen Blamey & David Pellauer, Chicago/London: The Chicago University Press, 2004.
  9. Seixas, Jacy Alves de. Os campos (in)elásticos da memória: reflexões sobre a memória histórica. IN: Bresciani, Maria Stella; Brepohl, Marion; Seixas, Jacy A. de. (orgs.) Razão e Paixão na Política, Brasília: Editora da UNB, 2002, pp. 60-77.
  10. Seixas, Jacy Alves de. Os tempos da memória (des)continuidade e projeção. Uma reflexão (in)atual para a história?, IN: Proj. História, São Paulo, (24), jun.2002, pp.43-63.