GT 05 - História oral e memória das artes, da cultura e da criatividade



Este grupo de trabalho tem como proposta reunir pesquisadores que lidem com as interfaces entre história oral e memória, de um lado, e artes, cultura e criatividade, de outro. Isso pode se dar em dois fluxos:

 

1-) Trabalhos de registro de história oral e memória de artistas, movimentos culturais e intelectuais, e de práticas criativas. Dentro e fora do Brasil, relatos orais têm sido amplamente utilizados na confecção de trabalhos sobre arte, cultura e criatividade. Eles têm sido empregados, igualmente, no estudo dos gestos de criação. Nesse sentido, serão bem-vindas as propostas resultantes de trabalho de pesquisa, bem como projetos em andamento, abordando, entre outros:

  1. Artistas e conjuntos de artistas, em seus diferentes campos: música, literatura, artes visuais, dança, circo, arte digital, cinema, teatro etc.;
  2. Momentos, movimentos e correntes artísticas;
  3. Intelectuais, obras do pensamento, campos do saber;
  4. Manifestações culturais, independente de seu âmbito analítico (cultura popular, cultura erudita, cultura de massa etc.);
  5. Experiências de utilização sistemática de relatos em estudos sobre o processo criativo, em articulação com outras ferramentas, tais como a crítica genética.


2-) Discussões sobre o caráter artístico e criativo eventualmente agregado a trabalhos com narrativas pessoais. Autores como Patai (2010) e Tedlock (1983) já discutiram o potencial artístico intrínseco à narração oral. Obras de fronteira contemporâneas (como Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato, e Eu que amo tanto, de Marília Gabriela) continuam borrando distinções entre a literatura e o relato de experiência pessoal. Outras propõem diálogos entre oralidade e visualidade. Nesse âmbito, serão bem-vindas as propostas que discutam, no plano formal, a possibilidade de a história oral ser, em si, uma atividade artística, ou de se comunicar com práticas artísticas. Entre elas:

  1. Leituras de obras literárias baseadas na oralidade;
  2. Aproximação da história oral a outras artes, como fotografia e desenho;
  3. Emprego das técnicas advindas da literatura e da linguística, tanto para a fixação quanto para a análise de fontes orais;
  4. Questões a respeito da viabilidade de difusão editorial de trabalhos de história oral, como obras de leitura, para públicos não especializados.


Dessa maneira, o grupo de trabalho “Artes, da cultura e da criatividade” pretende se colocar como espaço aberto e estimulante para a apresentação e o debate de ideias a partir destas perspectivas, e de outras que lhe sejam articuladas.

 

 

Coordenação


Heloísa de Araújo Duarte Valente. Pesquisadora do CNPq, é doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) com bolsa sanduíche (CNPq) junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris), e possui pós-doutoramento junto ao Depto. de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP. Tem como área de pesquisa a música, a partir das mídias. Atuante nas áreas de nas áreas de Musicologia, Comunicação e Semiótica, participa de eventos científicos organizados pelas associações nacionais e internacionais. É autora de Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio (São Paulo: Annablume, 1999) e As vozes da canção na mídia (Via Lettera/Fapesp, 2003) e organizadora de outros volumes. Coordena o Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), com o qual desenvolveu o projeto de pesquisa A canção das mídias: memória e nomadismo, com financiamento do CNPq e da FAPESP. No âmbito desse projeto, concluiu Canção d Além-Mar: o fado na cidade de Santos (documentário, livro e hipertexto, 2008-2009). Atualmente, coordena os projetos Trago o fado nos sentidos: memória e nomadismo na trajetória de uma canção nômade; Donde estás, corazón? O tango no Brasil, o tango do Brasil e Una musica dolce suonava...: memória e nomadismo na canção ítalo-paulistana.

 

Ricardo Santhiago. Graduado em Jornalismo pela PUC-SP, especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp, mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, onde prepara tese sobre a história oral no Brasil, com bolsa concedida pela FAPESP. É pesquisador do MusiMid - Centro de Estudos em Música e Mídia (ECA-USP), do GEPHOM - Grupo de Estudo e Pesquisa em História Oral e Memória (EACH-USP) e do Núcleo de Estudos em História da Cultura Intelectual (LabTeo/FFLCH-USP). Atua predominantemente nas áreas de história oral, história da cultura intelectual, música e literatura no Brasil, comunicações, nas quais tem produção técnica, artística e bibliográfica. Autor dos livros Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negras e Alaíde Costa: Faria tudo de novo, além de outros artigos publicados em periódicos jornalísticos e científicos.


 

 

Bibliografia


  1. Boyd, B. On the origin of stories: Evolution, cognition and fiction. Cambridge / London: Harvard University Press, 2009.
  2. Dunaway, D. K. & Beer, M. Singing out: An oral history of America’s Folk Music revivals. New York: Oxford, 2010.
  3. The Journal of Oral History Society, v. 37, n. 2 (Community and creativity).
  4. Patai, D. História oral, feminismo e política. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
  5. Portelli, A. Ensaios de história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.
  6. Santhiago, R. Solistas dissonantes: História (oral) de cantoras negras. São Paulo: Letra e Voz, 2009.
  7. Smith, R. C. Utopia and dissent: Art, poetry, and politics in California. Berkeley / Los Angeles / London: University of California Press, 1995.
  8. Tedlock, D. The spoken word and the work of interpretation. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1983.
  9. Valente, H. A. D. (org.) Canção d'Além-Mar: o fado e a cidade de Santos. Santos, SP: Realejo Livros, 2008.
  10. _____. Música e Mídia: novas abordagens sobre a canção. São Paulo: Via Lettera / Fapesp, 2007.