GT 06 - Imagem, educação e memória



A imagem atua em parceira com a memória: o narrado e editado na fotografia ou filme/ vídeo, tanto técnica como mentalmente, formam um processo contínuo de reinterpretações sobre o vivido. Influenciada por todo o entorno social que a produz, ela media e é mediada (MARTIN-BARBERO). Nessa sociedade contemporânea onde a novidade constante substitui a lembrança pela atração do espetáculo, cabe-nos refletir sob que parâmetros estão sendo registradas as experiências e quais são os atores sociais que hoje atuam na produção e leitura de imagens sejam elas fotografadas ou filmadas. Nos muitos fragmentos de “memória-imagens” registrados pelas câmeras encontram-se as ideologias, as projeções, os desejos e a história de inúmeros protagonistas (ALBUQUERQUE JR, BERNARDET). Aqui, surge uma maneira específica de história oral que deve ser analisada como documento e ferramenta de discussão. O objetivo deste Grupo de Trabalho é debater estes aspectos para verificar a forma das imagens produzidas pelos vários criadores e intérpretes (MANGUEL) e seu diálogo com a memória.

 

Em passados cada vez mais recentes que intercambiam informações entre agentes sociais ativos e presentes, como o caso da migração, da hibridação cultural (CANCLINI), gênero ou lógicas de dominação política-cultural (STAM), discutir o fluxo pulsante dessas imagens, torna-se imprescindível, pois estas multiplicam os vários olhares que evidenciam a diversidade humana. Assim, interessa nesse grupo receber trabalhos que reflitam sobre aspectos da memória e da história oral que discutam seus agentes sociais, a forma como registram e editam seus “temas” e pesquisas que apresentem as interpretações de como os próprios personagens das imagens se viram nelas.

 

 

Coordenação


Gilmar Santana. Tem Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2006) com período bolsa-sanduíche-CAPES: Universitat de Barcelona (2005). Experiência nas áreas de: Sociologia (com ênfase em Sociologia da Cultura, Arte e Cinema); Comunicação; Antropologia Visual e Políticas Públicas Culturais. Situação atual: Professor Doutor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UFRN (Campus Natal), membro do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN (Campus Natal) com desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão que articulam de maneira interdisciplinar as áreas de Imagem, Cinema, Memória, Cultura, Cotidiano e Movimentos Populares.


 

 

Bibliografia


  1. ALBUQUERQUE JR, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
  2. BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
  3. CANCLINI, Nestor G. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1997.
  4. DA-RIN, Silvio. Espelho partido – tradição e trasnformação do documentário. 4.ed., Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2008.
  5. MANGUEL, Alberto. Lendo imagens. 1ª reimpressão, São Paulo: Cia das letras, 2001.
  6. MOURÃO, Maria Dora e LABAKI, Amir (orgs). O cinema do real. São Paulo: CosackNaif, 2005.
  7. MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Edit. UFRJ, 1997
  8. ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. 1ª reimpressão, São Paulo: Brasiliense, 1996.
  9. STAM, Robert e SHOHAT, Ella. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosacnaify, 2006.