GT 07 - Imagem, Memória, Arte e Metrópole: A história oral em diálogo com as artes visuais, a arquitetura e o espaço urbano



Este GT propõe a discussão sobre a memória e seus vínculos com a produção e apropriação da transformação urbana em contextos metropolitanos destacando o papel das imagens e representações culturais sobre estas dimensões. Reflete ainda sobre significados socioespaciais e formação de identidades históricas projetadas na paisagem e seus imaginários.

 

Morar, trabalhar, criar e caminhar pela urbe moderna e contemporânea. Relatos sobre o viver cotidianamente a transformação do espaço urbano. O principal objetivo do Grupo de Trabalho será a reflexão sobre a paisagem citadina e sobre as diferentes produções da cultura visual urbana através de narrativas e histórias de vida que se transformam em fontes para a escrita da história social de artes e culturas urbanas. É objetivo também discutir as memórias da paisagem cultural de metrópoles que, volta e meia, sofrem fortes processos de intervenção urbana que mudam a geografia, mas também atingem as vidas de seus habitantes, independente da classe social a que pertencem ou da localização de suas moradias. Como pensar historicamente as transformações na paisagem e na cultura material e imaterial dos cidadãos através da utilização da metodologia de história oral? Como pensar a relação entre as artes plásticas, o ethos artístico e a memória da arte pública, da arte que toca a cidade, que pensa e produz a partir e sobre a cidade? Eis algumas das questões que nosso grupo de trabalho pretende discutir.

 

 

Coordenação


Andrea Casa Nova Maia
. Doutora em História Social da Cultura pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ e Mestre em História das relações de poder e dominação pela UFMG, onde também cursou sua graduação. Professora do Instituto de História da UFRJ, atuando no Programa de Pós-Graduação em História Social (IFCS/UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa IMAM (Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole) do Cnpq. Desenvolve projeto APQ1-Faperj intitulado: "Memória, Trabalho e Paisagens urbanas: Representações da cidade e de seus trabalhadores na cultura visual brasileira da primeira metade do século XX". Já foi professora de História da Arte, Política e Mídia e História do Brasil na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e atuou em vários programas de pós-graduação no estado de Minas Gerais, dentre os quais destaca-se o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde foi professora visitante durante o biênio 2007-2009. Possui diversos artigos e livros publicados, dos quais destam-se: Ética e Imagem. 1. ed. Belo Horizonte: C/Arte, 2010. 200 p.(organização); Encontros e Despedidas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009 280 p.; Nos trilhos do tempo. Belo Horizonte: Mazza, 2003. 150 p. (em co-autoria com Rogério Arruda) e Apubh-20 anos. História oral do Movimento Docente da UFMG. Belo Horizonte, Apubh, 1998. 504 p. Também merece destaque o capítulo Rosa Luxemburgo. In: Teixeira, Inês Assunção de Castro e Lopes, José de Souza (org.) A mulher vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v.1, p.51-65. Atualmente prepara a publicação de uma coletânea de artigos intitulada "Outras ruas, novas paisagens - Cultura urbana e História Social de Metrópoles Latinoamericanas", cujo lançamento está previsto para 2011.


Gianne Maria Montedônio Chagastelles. Doutoranda em História Social do Programa de Pós-Graduação em História Social do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Possui mestrado em História e Crítica de Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professora universitária de História da Arte e da Arquitetura da UNESA/RJ, onde orienta grupos de pesquisa de iniciação científica que tem como tema de estudos as discussões da memória, representações e identidades culturais, especialmente, no que se refere ao patrimônio histórico e artístico da cidade do Rio de Janeiro. A produção acadêmica do corpo discente realizada sob sua orientação tem enfatizado as relações entre a nova urbe e o sujeito moderno, o espaço urbano, a memória e a cultura visual, a visualidade, o anonimato e as leituras de obras que priorizam o uso de imagens em diferentes suportes. Em relação a publicações que realizou, em 2002 foi editada a Enciclopédia Virtual da Pintura Brasileira. Participou do V Simpósio Nacional de História Cultural Brasília 50 anos, que se realizou em novembro de 2010, com o artigo Intervenções urbanas - o organismo “RhR” e Laura Lima: a artista como propositora que será publicado nos Anais do referido encontro. Atualmente participará da publicação de uma coletânea de artigos intitulada Outras ruas, novas paisagens - Cultura urbana e História Social de Metrópoles Latinoamericanas, organizado por Andréa Casa Nova Maia, cujo lançamento está previsto para 2011. Como artista plástica, teve também uma larga experiência na participação em salões de artes, exposições coletivas e individuais. Em 1992, foi selecionada para o 16o Salão Carioca de Arte - Rio Arte, uma das mostras de maior relevância da época. Dentre os eventos coletivos de que participou, em 1992, destaca-se a pintura do muro do estádio Mané Garrincha, organizada pelo artista plástico Jorge Duarte e pelo poeta Chacal.


 

 

Bibliografia


  1. ALMEIDA, Isabel Mendes de & TRACY, Kátia Maria de Almeida (2003). Geografia da Night. In: Noites Nômades: Espaço e Subjetividade nas Culturas Jovens Contemporâneas. Rio de Janeiro: Rocco, pp. 25-64.
  2. CANCLINI, Néstor García (1995). Consumidores e Cidadãos: Conflitos Multiculturais da Globalização. Rio de Janeiro: UFRJ.
  3. CARLOS, Ana Fani Alessandri (2001). Espaço-Tempo na Metrópole: A Fragmentação da Vida Cotidiana. São Paulo: Contexto.
  4. HARVEY, David (2004). Espaços de Esperança. São Paulo: Loyola.
  5. JEUDY, Henri-Pierre (2005). Espelho das Cidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra.
  6. LANGE, Bastian (2006). Landscapes of Scenes: Sócio-espatial Strategies of Culturepreneurs in Berlin. In: TERKENLI, T & d’HAUTESERRE (eds.). Landscapes of a New Cultural Economy of Space. Amsterdã e Atenas, pp. 41-67.
  7. MacLEOD, Gordon & WARD, Kevin (2002). Spaces of Utopia and Dystopia: Landscaping the Contemporary City. In: Geografiska Annaler. Estocolmo: Swedish Society for Anthropology and Geography, 84B, pp. 153-170.
  8. PEREIRA, V.; MAIA, Andréa Casa Nova (2005). Modernização Espacial e Pós Turismo em Belo Horizonte: ressignificações culturais e imaginários híbridos na periferia do turismo internacional. In: Anais do XI Encontro Nacional da Associação
  9. RIBEIRO, A. C. T. (2006). L´accumulation Primitive de Capital Symbolique: Étude Inspirée de Rio de Janeiro. In: Jeudy, H. P & Jacques, P. B. (orgs.). Corps et Décors Urbains. Les Enjeux Culturels de Villes. Paris: L´Harmattan, 2006, pp. 37-50.
  10. SMITH, Neil (2002). New Globalism, New Urbanism: Gentrification as Global Urban Strategy. Malden: Antipode/ Blackwell Publishers, pp. 427-450.