GT 08 - Diferenças e Identidades: cultura digital e memórias em nosso tempo



Este Grupo de Trabalho será um espaço de discussão e debate para pesquisas que vem se dedicando a temas de estudo relacionados à cultura digital e memória, alem de refletir sobre o tema da diversidade abrangendo as noções de identidade e diferença. Nosso objetivo será trocar experiências e reunir reflexões em torno dos impactos e das perspectivas da cultura digital na construção de arquivos, de discursos de memórias. Buscamos conhecer as múltiplas abordagens e procedimentos em andamento nas práticas de trabalhos e de pesquisa interdisciplinar em diversas áreas de conhecimento e, sobretudo, no campo da História, que têm utilizado tecnologias de informação e comunicação. O GT pretende favorecer o levantamento de questões acerca das implicações do emprego de tecnologias que possibilitam a produção, a organização, a guarda, a digitalização e a divulgação de documentos históricos em várias linguagens e suportes.  E também levantar questões pertinentes aos pressupostos e às formas que instituem e subsidiam vestígios e discursos referentes à pluralidade de práticas dos sujeitos e grupos sociais, legados e transmitidos às gerações futuras como resultado do pensar e do fazer histórico.

 

O GT se justifica no contexto contemporâneo de expansão das tecnologias de informação e comunicação em toda a sociedade, com a popularização dos usos de computadores e da internet, configurando a emergência do que se denomina cultura digital. A partir desse panorama, pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas de atuação e de campos de estudos interdisciplinares têm buscado dimensionar e compreender quais são os desdobramentos trazidos por essas mudanças no cotidiano de sujeitos, grupos e instituições científicas, culturais e educacionais. 


Assim, somos impulsionados a lidar com a transformação das possibilidades de produção, organização, guarda, digitalização e divulgação de documentos históricos em várias linguagens e suportes. O aumento significativo de estudos que problematizam essas temáticas também contribui para justificar a necessidade de se propor um balanço das múltiplas abordagens e procedimentos em andamento nas práticas de trabalhos e de pesquisas interdisciplinares e no campo da História, que têm utilizado tecnologias de informação e comunicação.

 

 

Coordenação


Andrea Paula dos Santos. Possui graduação em História - Bacharelado (1994) e Licenciatura (1999) pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado em História Social (1998), doutorado em História Econômica (2003), pela Universidade de São Paulo - USP, e pós-doutorado em História da Ciência (2010), no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência/Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi professora do Departamento de Ciências Sociais na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC), nas áreas de Sociologia e Antropologia; e do Departamento de História, além dos Cursos de Geografia, Economia, Artes Visuais, Música e do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Desde 2010, é professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP). Tem experiência nas áreas de História, Ciências Sociais e Artes, com ênfase em Metodologia de Pesquisa em História, Ciências Sociais e Artes, Teoria e Filosofia da História, História da Ciência, Arte, Tecnologia e Cultura. É autora do livro Ponto de Vida: cidadania de mulheres faveladas (São Paulo: Loyola, 1996); e co-autora dos livros Vozes da Marcha pela Terra (São Paulo: Loyola, 1998); Patrimônio Natural dos Campos Gerais do Paraná (Ponta Grossa: Eduepg/Fundação Araucária, 2007); da Coleção História em Projetos de livros didáticos de Ensino Fundamental (4 v., São Paulo: Ed. Ática, 2007) pela qual é ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 2008; e Produção do Conhecimento Histórico (Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2008 e 2009); "Saberes e fazeres interdisciplinares na construção do conhecimento e da cultura audiovisual: reflexões acerca de documentos e métodos de história da ciência" (Centenário Simão Mathias: documentos, métodos e identidade da História da Ciência, PUC-SP/Imprensa Oficial, 2009); Simão Mathias Cem Anos: Química e História da Química no início do século XXI (Ed. SBQ/Cesima, 2010).

Suzana L. S. Ribeiro. Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. Atualmente é professora da UNIP - Universidade Paulista e pesquisadora do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA - PUC-SP, e do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho - USP. Lecionou na Universidade Agostinho Neto, em Luanda - Angola (2005) e realizou estágio de pesquisa no Oral History Research Office da Universidade de Columbia, em Nova York - EUA (2006). Entre suas principais publicações estão os livros "Vozes da marcha pela terra" (indicado para o prêmio Jabuti em 1998) e "Vozes da Terra - história de vida dos assentados rurais de São Paulo" (2005), “Produção do Conhecimento Histórico” (2010), além artigos em livros e periódicos. Tem experiência de pesquisa e de docência em História, Sociologia, Comunicação e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: Procedimentos Metodológicos, Movimentos Sociais, Direitos e Cidadania. Atualmente ampliou sua área de atuação ao realizar trabalhos com pesquisa e organização de acervos institucionais.


 

 

Bibliografia


  1. CANCLINI, N. G. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. 
    CASTELLS, M. A sociedade em Rede - a era da informação: economia, sociedade e cultura - Volume 1. São Paulo: Paz & Terra, 2002.
  2. DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1995.
  3. DERRIDA, J. Mal de arquivo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.
    FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 26ª. ed., Rio de Janeiro: Graal, 2008.
    HUYSSEN, Andréas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2004.
  4. LEVY, P. As tecnologias da inteligência. O Futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1995.
  5. SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Ed. Paulus, 2007.
    SANTOS, Andrea Paula dos; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Produção do Conhecimento Histórico. Ponta Grossa, PR: UAB/Ed. UEPG, 2008.
  6. _________; RIBEIRO, S. L. “Memórias de uma comunidade científica no centenário de Simão Mathias”. In: ALFONSO-GOLDFARB, A. M. (et al) (orgs). Simão Mathias Cem Anos. S. Paulo: SBQ/CESIMA, 2010.
  7. SARLO, B. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo/Belo Horizonte: Cia das Letras/UFMG, 2007.