GT 09 - Diversidade étnica e fontes orais em construção de diálogos: afrodescendentes e indígenas



Este Simpósio Temático objetiva dar visibilidade às pesquisas em torno das questões da diversidade, relacionadas à utilização de fontes orais e que enfoquem prioritariamente o papel desempenhado por indígenas e afrodescendentes enquanto sujeitos históricos. Em anos recentes, as temáticas da diversidade (e suas relações com as fontes orais) tem ocupado um espaço cada vez maior entre historiadores, além de pesquisadores de outras áreas do conhecimento (Antropologia, Educação, Linguística, etc.). Assim, o Simpósio “Diversidade étnica e fontes orais em construção de diálogos: afrodescendentes e indígenas” está aberto, em princípio, a todos os recortes temáticos compatíveis com a história de índios e de afrodescendentes, com enfoque especial no uso metodológico das fontes orais. Dar-se-á prioridade a trabalhos que apresentem pesquisas, cujos enfoques sejam inovadores e tratem de temas relacionados às lideranças indígenas e negras nos séculos XX e XXI; a articulação de movimentos indígenas, indigenistas e negro; Educação Escolar Indígena; Educação Quilombola; as organizações e relações entre índios, negros e outros grupos sociais nas mobilizações por direitos; os usos das fontes orais nas pesquisas com populações indígenas e afrodescendentes. A seleção de trabalhos levará em conta a originalidade das abordagens, a densidade da pesquisa e o diálogo com a bibliografia pertinente e atualizada.

 

 

Coordenação


Giovani José da Silva. Possui graduação e mestrado em História, pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), especialização em Antropologia pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e doutorado em História pela UFG (Universidade Federal de Goiás). É professor adjunto da UFMS/ CPNA (Campus de Nova Andradina) e pesquisador colaborador da UnB/ Ceppac (Universidade de Brasília/ Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas). Principais linhas de atuação em Pesquisa, Ensino e Extensão: História Regional, Ensino de História, História das Américas, Antropologia e História Indígenas e História Oral.

 

Vanderléia Paes Leite Mussi. Graduada em Pedagogia (1994) e em Letras (1995) pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre em História (2000) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em História (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)/ Campus de Assis. Atualmente, é coordenadora de tutoria do Curso de Extensão em Educação para os Direitos Humanos (UFMS/EAD). Professora da Pós-graduação do Instituto Superior de Ensino da Funlec (Iesfunlec). Foi diretora da Faculdade de Educação e coordenou o curso de Pedagogia no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e do IESFunlec. Tem experiência na área de História, com ênfase em etno-história, atuando principalmente nos seguintes campos de pesquisa e docência: História Indígena com ênfase na temática dos índios urbanos; Antropologia cultural, Sociologia e Etnologia Indígena, Seminários de Pesquisa, Educação e Trabalho, Educação em Direitos Humanos.


 

 

Bibliografia


  1. ALBERTI, V. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004. 194 p.
  2. ___________; PEREIRA, A. Histórias do movimento negro no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2007. 526 p.
  3. ARIAS NETO, J. M. João Cândido 1910-1968: arqueologia de um depoimento sobre a Revolta dos Marinheiros. História Oral, São Paulo, n. 6, p. 159-185, jun. 2003.
  4. DELGADO, L. de A. N. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 135 p.
  5. FREITAS, E. B. de. Fala de índio, História do Brasil: o desafio da Etno-História indígena. História Oral, ABHO, São Paulo, n. 7, p. 181-197, jun. 2004.
  6. HAGEN, U. História oral indígena. Trad. Oscar Zambrano.  Santa Cruz de la Sierra: APCOB, 1992. 243 p. (Pueblos indígenas de las tierras bajas de Bolívia, 4).
  7. MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. 176 p.
  8. MONTENEGRO, A. T. História, metodologia, memória. São Paulo: Contexto, 2010. 188 p.
  9. MOREIRA DA COSTA, A. M. R. F. Yalanewitisu: o espaço nambiquara da memória. História Oral, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 61-80, jan./jun. 2005.
  10. SCHWARCZ, L. K. M.; GOMES, N. L. (Orgs.). Antropologia e História: debate em região de fronteira. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 191 p.