GT 10 - História oral, humanidades e narrativas em saúde



A questão da humanização na área da saúde tem sido fortemente discutida já há um bom tempo e tem se intesificado cada vez mais, na medida em que existe uma tendência na prática médica e de outros segmentos na área da saúde de ouvirem mais atentamente seus pacientes, usuários de sistemas de saúde e assim por diante. Este Grupo de Trabalho será um espaço de discussão e debate para pesquisas que vem se dedicando a temas de estudo relacionados a História Oral como uma possibilidade humanizadora nas pesquisas na àrea da saúde. Nosso objetivo é estimular a troca de experiências e discutir as as novas perspectivas  dos  estudos e até mesmo dos tratamentos que têm se baseado em narrativas e histórias de vida. Dessa maneira queremos contribuir com o aprofundamento da prática da história oral como um instrumento humanizador nas práticas e pesquisas dessa área.

 

 

Coordenação

 

Dante Marcello Claramonte Gallian. É doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França (2007). Foi professor do departamento de história da Universidade Federal de Santa Catarina (1993-1999) e atualmente é docente e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Desde 2005 participa como professor e pesquisador visitante do Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França. É professor de História da Medicina para o curso médico da UNIFESP, de História e Filosofia das Ciências e Bioética para os cursos biomédico e de enfermagem da mesma universidade. Participa como professor-orientador dos Programas de Pós-Graduação "Ensino em Ciências da Saúde" do CEDESS da UNIFESP e "Saúde Coletiva" do Departamento de Medicina da UNIFESP. Suas linhas de pesquisa são História das Ciências da Saúde e da Medicina, Humanidades e educação em Ciências da Saúde e História Oral.

 

Fabíola Holanda Barbosa Fernandez. É doutora em História pelo Programa de Pós Graduação em História Social da USP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: história oral, história regional, hanseníase, memória e oralidade. Atualmente é professora Adjunto I-DE, do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia, Membro do Centro de Hermenêutica do Presente e Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos em História Oral da USP e atua em cooperação técnica o Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Unifesp, como professora e pesquisadora. Coordenadora do Grupo de Estudos em História Oral e Saúde.


 

 

Bibliografia


  1. AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
  2. CHARON, Rita. Profession, and TrustNarrative Medicine: A Model for Empathy, Reflection. JAMA. 2001;286(15):1897-1902 (doi:10.1001/jama.286.15.1897)
  3. GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. 75X75 EPM/Unifesp: uma história 75 vidas. 1. ed. São Paulo: Editora da UNIFESP, 2008. v. 1. 365 p.
  4. _____.(Org.) . Recortes da Memória: Lembranças, Compromissos e Explicações sobre a EPM/Unifesp na Perspectiva da História Oral. 1. ed. São Paulo: Editora da Unifesp, 2009. v. 1. 132 p.
  5. HOLANDA, Fabíola; MEIHY, José Carlos Sebe B. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2005.
  6. MEIHY, José Carlos Sebe B. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2005.
  7. _____. Augusto e Léa:um caso de (des) amor em tempos modernos. São Paulo: Contexto, 2007.
  8. DE BENEDETTO, Maria Auxiliadora Craice; BLASCO, Pablo G.; LEVITES, Marcelo; PINHEIRO, Thais R..Narrativas em Cuidados Paliativos:Um instrumento para lidar com a dor, o sofrimento e a morte in: Revista Brasileira de Cuidados Paliativos. São Paulo, 2009, pag 16-20.