Minicurso 01 - Memórias da militância políticas nos "anos de chumbo":
Relações entre história oral e cine-documentário


 

Sinopse


Ementa: Estudo sobre a importância e os procedimentos da História Oral no trabalho com memórias e histórias de vida de militantes políticos brasileiros que atuaram no movimento sindical, estudantil e na luta armada durante os “anos de chumbo” (1968/73), por meio da análise de cine-documentários e narrativas orais.

 

Objetivos: Debater sobre os conceitos de memória oral e memória escrita, a história oral como procedimento e os significados das lutas de resistência contra a Ditadura Militar, a partir das narrativas e experiências de vida de militantes políticos. Discutir as relações entre imagem e história oral, através do cine-documentário. Apresentar o debate atual em torno da Lei da Anistia e suas significações na vida dos militantes políticos.


Metodologia: O conteúdo será desenvolvido através de aulas dialogadas, leituras e análise de pequenos textos teóricos, além de narrativas de militantes entrevistados e trechos de documentários sobre os “anos de chumbo”, com reflexões acerca das relações entre história oral e imagem e entre memória oral e escrita. O minicurso pretende também promover um pequeno debate sobre a Lei da Anistia na atualidade.

 

 

Conteúdo

 

16/08 - História Oral: Por quê? De quem? Para quem?
- Procedimentos em História Oral
- História, Memória Oral e Memória Escrita
- Debate sobre conceitos encontrados no Manual de História Oral (2005), de José Carlos Sebe Bom Meihy e no livro Brazilian Women Speak (1988), de Daphne Patai


17/08 – Memórias de luta contra a Ditadura Militar nos “Anos de Chumbo”: narrativas sobre o movimento estudantil, operário e a luta armada.
- “Vozes subterrâneas”: o que muda quando elas falam?
- Relações entre história oral, imagem e cine-documentário.
- Análise de trechos de filmes: No Olho do Furacão (2003), de Toni Venturi e Memória para Uso Diário (2007), de Beth Formaggini


18/08 – Há um dever da memória?
- A Comissão dos Desaparecidos e o “direito à memória e à verdade”;
- Os combates em torno da Anistia no Brasil;
- Análise de trechos dos filmes: Quinze Filhos (1996), de Marta Nehring, e Vala Comum (1994), de João Godoy.
- Debate sobre trechos dos livros É isto um homem? (2002), de Primo Levi, e Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva (2007), de Beatriz Sarlo.

 

 

 

Ministrantes


Glauber Cícero F. Biazo. Possui mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e atualmente é doutorando na mesma instituição. É coordenador do curso de Licenciatura em História / professor - Faculdades Integradas Maria Imaculada. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, História da Educação e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história da educação brasileira, educação e democracia, história oral e história dos intelectuais.

 

 

Marta Gouveia de Oliveira Rovai. É Doutoranda em História Social, pela Universidade de São Paulo, Coordenadora e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo. É Editora Executiva das revistas História Agora - História do Tempo Presente e Oralidades – Revista de História Oral (USP). Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), tendo pesquisado sobre projetos de formação e representações da juventude durante o Estado Novo. Sua pesquisa atual aborda histórias de vida, relações de gênero e memórias de operários(as) e seus familiares durante a Ditadura Militar, com o tema:“O avesso e o direito da memória: expressões de gênero sobre a greve de 1968 em Osasco”. Ministrou aulas no Ensino Superior, na Fundação Armando Álvares Penteado e na Universidade Bandeirante. Atualmente é professora do Ensino Médio no Colégio Albert Sabin. Atuou em oficinas e formação de professores de escola pública. Juntamente com outros autores publicou o livro: Narrativas e experiências: histórias orais de mulheres brasileiras (D’Escrever/Letra e Voz, 2009). É autora de artigos ligados à História Oral, a relações de gênero e à Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em estudos sobre história oral, atuando principalmente nos seguintes temas: memória - greve de 1968 - relações de gênero - história de vida - prática de ensino - Ditadura Militar.

 

 

Bibliografia


  1. COMISSÃO Especial de Desaparecidos e Mortos. O direito à memória e à verdade. Secretaria Especial dos Direitos Humanos, São Paulo, 2009.
  2. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos & abusos da história oral, Rio de Janeiro: FGV, 1996.
  1. HALBWACHS, Maurice.  A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
  1. HOLANDA, Fabíola. Construção de Narrativas em História Oral: em busca dos narradores plenos In: Narradores e Narrativas. Revista Oralidades. no.6, São Paulo: Neho/USP. 2009.
  2. KOTRE, John. Luvas brancas: como criamos a nós mesmos através da memória. São Paulo: Mandarim, 1997.
  1. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1992.
  2. LEVI, Primo. É isto um homem?. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
  3. MAUAD, Ana M. Entre textos, imagens e sons, um balanço atual do campo da história cultural. Nuevo Mundo Nuevos Mundos, http://nuevomundo.revues.org, v. 6, p. 1-5, 2006.
  4. MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral, São Paulo: Loyola, 2005.
  1. MERLINO, Tatiana; OJEDA, Igor. Luta, substantivo feminino: mulheres torturadas, desaparecidas e mortas na resistência àditadura. Projeto Direito à Memória e à Verdade, São Paulo: Caros Amigos, 2010.
  1. PATAI, Daphne. Brazilian Women Speak: contemporany life stories, New Brunswick: Rutgers University Press, 1988.
  2. PORTELLI, Alessandro. O Que Faz A História Oral Diferente.  Revista do Programa de Estudos Pós-Graduação em História, n.º 14, São Paulo, 1.997.
  3. RICOEUR, Paul. A Memória, a História e o Esquecimento. Campinas: Unicamp, 2008.
  4. SANTOS, Andrea Paula dos. À esquerda das Forças Armadas Brasileiras: história oral de vida de militares nacionalistas de esquerda, Mestrado, São Paulo:USP, 1998.
  5. SANTOS, F. S. D., MAUAD, A. M., Serrano, A. P. R. Video-História e História Oral: Experiências e reflexões In: História Oral: Teoria, Educação e Sociedade. Juiz de Fora: Ed.UFJF/ABHO, 2006, p. 33-56.
  6. SARLO, Beatriz. Tempo Passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo/Belo Horizonte: Cia. Das Letras/UFMG, 2007.
  7. THOMPSON, Paul. A Voz do Passado (História Oral). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.