Resumo

As fibras naturais, destinadas a produção têxtil, possuem importância ambiental relevante por se tratarem de um recurso renovável e por não demandarem processos químicos agressivos ao meio ambiente durante o processo de obtenção. As fibras naturais oferecerem também vantagens sobre as sintéticas, com relação às propriedades mecânicas e térmicas.

A ampla biodiversidade ibero-americana pode proporcionar muitas fibras vegetais que podem ser aplicadas de modo economicamente viável na indústria têxtil. A introdução de fibras vegetais alternativas no mercado com o manejo e/ou cultivo sustentável, é uma forma de valorização dos produtos regionais, bem como uma forma de preservar as matérias-primas nativas e os ecossistemas. A geração de renda adicional para as comunidades locais promoveria a melhoria de aspectos sociais.

Neste projeto, além do estudo potencialidade industrial das fibras, os grupos que trabalham com valorização das comunidades locais e tradicionais, tais como o de Santa Catarina (Brasil) e Amazonas peruano, visarão identificar, estimular e capacitar membros destas comunidades (notadamente as mulheres) como artesãos com competência para agregar valor às fibras na forma de produtos, através da atuação de designers, professores e pesquisadores ibero-americanos. Paralelamente, o incremento das culturas e/ou manejos das fibras utilizadas será acompanhado com os conhecimentos que permitirão a conservação das florestas ou ecossistemas circundantes. Essas artesãs também se formam como profissionais que podem ter papéis importantes no cenário das comunidades principalmente na melhoria das condições sócio-economicas de suas famílias.

visite o CYTEDcomeçando