Login

Grupo

Rodrigo Hirata Willemart, coordenador do LESCA

 

Eu me graduei na Universidade de São Paulo (2000), onde também realizei meu Doutorado, no Departamento de Zoologia (2005). Neste período trabalhei também  na Universidad Nacional de Cordoba (Argentina) e na Université de Bourgogne (França). Em 2006-2007 realizei pós-doutorado na University of Nebraska (EUA) com estágio na Harvard University (EUA) e em 2008 fui pós-doutorando na Universidade de São Paulo, no Departamento de Zoologia. Em 2014 trabalhei na Aberystwyth University, em País de Gales e em 2015 fui professor visitante na Université de Paris XIII. Desde 2008 sou professor na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, tendo fundado o LESCA em 2009. Sou credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de São Paulo e no Programa de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Desde 2017 sou bolsista de produtividade CNPq nível 2. Email: rodrigowillemart@gmail.com

ver currículo completo:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4776306Y2

Alunos do LESCA

Jessica Morais Dias

Mestranda em Zoologia  no IBUSP. Desenvolveu projeto sobre olfação em opiliões. Defendeu em dezembro de 2017.

.

Gabriel Murayama

Foi mestrando em Zoologia do IBUSP, com projeto sobre comportamento de forrageio em escorpiões. Defendeu em fevereiro de 2017. Bolsista CAPES. Ainda estamos em contato para preparação das publicações do mestrado.

Guilherme Gainett “Avatar”

Foi mestrando em Zoologia do IBUSP, com projeto sobre morfologia interna e externa de sensilla em opiliões. Ele foi gentilmente acolhido e utilizou o laboratóriodo Prof Ricardo Pinto da Rocha do IBUSP. Defendeu em Setembro de 2016. Bolsista FAPESP. Ainda estamos em contato para preparação das publicações do mestrado.

Guilherme Pagoti

Guilherme PagotiDoutorando em Zoologia do IBUSP, desenvolve projeto sobre aprendizado  em opiliões. Bolsista CAPES.

Julio Segovia

Doutorando em Zoologia do IBUSP, desenvolve projeto personalidade e sindromes comportamentais. Bolsista FAPESP

Nathalia Fernandes

Mestre em Ecologia e Evolução da UNIFESP. Desenvolveu projeto sobre a comunicação química entre os sexos em opiliões. Bolsista CAPES. Mestrado defendido em Julho de 2015. Ainda estamos em contato para preparação das publicações do mestrado.

Norton Felipe dos Santos Silva

Mestre em Ecologia e Evolução da UNIFESP. Ingressou no Doutorado em Agosto de 2018, sob orientação de José Roberto Machado Cunha da Silva e coorientação de Rodrigo H Willemart e Pedro Ismael da Silva Jr.

Thaiany Miranda Costa

Mestranda em Zoologia  no IBUSP. Desenvolveu projeto sobre morfologia interna e externa de glândulas sexualmente dimórficas em opiliões. Defendeu em dezembro de 2017.


 

 

Ex-alunos

 

Barbara Crespo Dias

Barbara Crespo DiasEx-aluna da EACH-USP. Desenvolveu estudo sobre a interação presa-predador entre a aranha Ctenus ornatus (Arachnida, Araneae) e o opilião Mischonyx cuspidatus (Arachnida, Opiliones).

Gilson Costa dos Santos

Gilson Costa dos SantosEx-aluno da EACH-USP. Desenvolveu projeto sobre o uso de pistas químicas na aprendizagem no opilião Discocyrtus invalidus (Arachnida, Opiliones).

Jessica Silva Campanha

Jessica Silva CampanhaEx-aluna da EACH-USP. Desenvolveu projeto sobre as possíveis funções dos pedipalpos em forma de colher em opiliões da família Cosmetidae (Arachnida, Opiliones).

Luanda Abrão de Carvalho

Luanda Abrão de CarvalhoEx-aluna da EACH-USP. Desenvolveu estudo sobre a interação presa-predador entre a aranha cuspideira Scytodes globula (Arachnida, Araneae) e o opilião Discocyrtus invalidus (Arachnida, Opiliones).

Alessandra Zola Ramin

Ex-aluna do IBUSP, desenvolveu projeto sobre a ontogenia de aberturas glandulares no opilião Heteromitobates albiscriptus (Arachnida, Opiliones). O projeto foi orientado por Pedro Gnaspini (IBUSP) e co-orientado por mim.

Elene da Silva Souza

Ex-aluna da EACH-USP. Trabalhou com interação presa-predador entre aranhas e opiliões.

Ivan Ascêncio Dias

Ivan Ascêncio DiasEx-aluno do IBUSP, desenvolveu projeto em que visou verificar se um ambiente contextualizado por evolução pode influenciar na religiosidade dos alunos de pós-graduação. O projeto foi orientado por Antonio Carlos Marques (IBUSP) e co-orientado por mim.

Erika Portela

Ex-aluna da UFAM. Desenvolveu projeto  sobre o uso de pistas ambientais e escolha de micro-habitat em aranhas da família Ctenidae (Arachnida, Araneae). O projeto foi orientado por Thierry Gasnier (UFAM) e co-orientado por mim. Mestrado defendido em Abril de 2012.

Bruna Gomes Taques

Ex-aluna da EACH-USP. Participou de trabalho sobre ecologia sensorial e morfologia de aracnídeos troglóbios.


 

 

highslide wordpress