Login

Escorpionismo

 

Escorpionismo é o nome dado à problemática ligada aos acidentes causados por picadas de escorpiões. É uma questão que acomete diversas regiões no mundo. No Brasil, existem relatos de quase 100 anos atrás e o número de acidentes cresce a cada ano. O escorpião responsável pela maioria dos acidentes e mortes é o escorpião amarelo Tityus serrulatus. Este escorpião, originalmente do Sudeste, hoje é encontrado em diversas regiões do Brasil e até em outros países. Infelizmente, trabalhos científicos que abordem formas de controle e entendimento da população sobre o problema são escassos.

A fim de identificar o que a população sabe sobre escorpionismo e escorpiões e, para traçar relações com conhecimento científico e dados sócios-demográficos, estamos realizando uma pesquisa para entender estas questões. Para isso, fizemos uma parceria com professores da USP e alunos da pós-graduação e da graduação, para criar um questionário que servirá para realizarmos a nossa pesquisa.

Por isso, para entendermos um pouco mais sobre esse problema com escorpiões, precisamos muito que você responda esse questionário e que repasse para a maior número de pessoas possível!

Link para o questionário

Muito obrigado desde já!

 

Equipe:

Alessandra Fernandes Bizerra – Professora no Instituto de Biociências da USP

Rodrigo Hirata Willemart – Professor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Ricardo Pinto da Rocha – Professor no Instituto de Biociências da USP

Gabriel Pimenta Murayama – Doutorando no Instituto de Biociências da USP

Rodolfo Zampieri Bezzon – Mestre pelo Instituto de Biociências da USP

Beatriz Coutinho Nascimento – Aluna de Ciências Biológicas da USP

Luana de Souza Arantes – Aluna de Gestão Ambiental da USP

Thiago Vieira Estimo – Biológo da UNIP

Arlúcio Cunha Ribeiro Filho – Aluno de Ciências Biológicas da USP

highslide wordpress