22
e 23 de junho de 2010 - Escola de Artes, Ciências e Humanidades -
Universidade de São Paulo
|
SESSÃO TEMÁTICA
1 – HistÓria oral, teoria e metodologia
(22/jun – 10h – 12:30h)
Balance de los estúdios
sobre la memória en Colombia
A memória e o fazer de uma História do
Tempo Presente
Primo Levi: memória e testemunho dos
campos de extermínio nazistas
A oralidade como frente de resistência ao
hegemônico no contexto das culturas populares subalternas
Digerindo traumas: Análise de narrativas
orais relacionadas a crimes de guerra do Tribunal de Nuremberg (1945-46)
Fotografia e Pesquisa-Ação: Uma proposta
metodológica para o estudo do envelhecer de mulheres na Vila Castelo
Branco
Histórias imbricadas: ontem/hoje,
entrevistado/entrevistador e muitas memórias
“Você tem que dar o que prometeu, meu bem”
e outros problemas da colaboração em história oral
SESSÃO TEMÁTICA
2 – Lazer, cidade e memÓria (22/jun
– 10h – 12:30h)
Narrativas orais propondo cidades
A cidade de São Paulo e os
níveis do seu processo de produção : os nexos construtivos de uma
periodização até 1532
Trabalho e memória:
Trajetórias de vida de trabalhadores maranhenses em Estiva – Minas Gerais
Resgate da história da saúde
em Belterra, oeste do Pará, pelos seus antigos trabalhadores
Dança Esportiva em Cadeira de Rodas no
Brasil: o resgate da história através das vozes
Vozes da mancha alviverde: História Oral
de vida de torcedores palmeirenses de Araçatuba-SP
Palestra e Corinthians: História Oral e
Futebol (1940-1942)
Memórias do Estádio de Futebol Jornalista
Mário Filho: As dimensões simbólica, cultural e política do Maracanã
Memória Coletiva e Inclusão digital com
idosos de dois bairros de Santo André: impressões e reflexões sobre um
projeto em andamento
SESSÃO TEMÁTICA 3 – MEMÓRIA E IMIGRAÇÃO (22/jun – 10h – 12:30h)
Cidadãos do mundo: identidades de
imigrantes no ABC
Fotografia vernacular: álbuns e retratos
de famílias de imigrantes japoneses em São Paulo
A importância do estudo imigratório
judaico e árabe para a história e memória do Rio de Janeiro
Contando histórias de refugiados e
funcionários da Hospedaria de imigrantes da Ilha das Flores: o espaço
mediano a identidade
Fontes orais para pesquisas sobre migração
Imigração portuguesa e pastel de bacalhau
na área central da cidade de São Paulo
Problematizando o uso da História Oral em
estudos imigratórios
Considerações sobre o uso de fontes orais
em estudos migratórios: O caso dos brasileiros no Sul da Flórida
SESSÃO TEMÁTICA 4 – MEMÓRIA E INSTITUIÇÕES (22/jun – 16:45h – 18:45h)
Conhecendo histórias para se
auto-reconhecer em Caconde: experiências de um grupo de pesquisa
Projeto Oralidade e Memórias
Núcleo de História Oral Arqshoah – Arquivo
Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo
História, memória e imagens: Hospital das
Clínicas Samuel Libânio – Pouso Alegre – MG
Observatório de Memória Audiovisual do
CPDOC São Miguel Paulista
Biblioteca de Itaquera: um exercício de
leitura das relações entre identidade, patrimônio e projeto
SESSÃO TEMÁTICA 5 – Zona Leste (1) (22/jun – 16:45h – 18:45h)
Histórias de Vida de velhos moradores da
Vila Matilde: Lazer e Carnaval
Os cinemas do bairro da Penha
São Miguel Paulista - Capela de São Miguel
Arcanjo: Interfaces das memórias do patrimônio cultural
Rachaduras no espelho de Narciso: O início
do processo de envelhecimento e as estratégias de enfrentamento das idosas
moradoras do bairro da Mooca da Cidade de São Paulo – Representações,
Memórias e Narrativas
Lazer na rua: Memórias das transformações
urbanas no Tatuapé
Democratização do ensino na Zona Leste
SESSÃO TEMÁTICA 6 – EDUCAÇÃO E MEMÓRIA (1) (22/jun – 16:45h – 18:45h)
Identidade e trabalho docente
Do Vendaval Destrutivo À Escola-Modelo: A
Trajetória De Uma Jovem Diretora Numa Escola Municipal Em Taubaté-SP
A Questão do Trânsito de Professores na
Criação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
(UNESP)
Conversando com Professores de Matemática:
Tempos, Textos e Contextos
Educação Penitenciária Amapaense: Registro
de memórias da comunidade escolar-prisional Abordagens
autobiográficas: A história oral em processos de formação docente
SESSÃO TEMÁTICA 7 – MEMÓRIA, IDENTIDADE E CULTURA (23/jun – 10h – 12:30h)
Oralidades Atikum no sertão
sul-mato-grossense: memória, identidade e cultura
História Oral e identidades: cultura,
tradição e modernidade no sertão-(s)cerrado do Alto-Paraná
O processo experiencial de praticantes do
budismo tibetano, segundo suas Histórias Orais de Vida, em uma perspectiva
junguiana
Resistência, cultura e memória
O carnaval curitibano: identidade e
políticas públicas
Ruralidades: histórias de vida e
identidade caipira
Memória de mãe: lutas políticas e as novas
concepções sobre a maternidade
Dona Rosa Rinaldi: História oral sobre o
parto
SESSÃO TEMÁTICA 8 – MEMÓRIA, ARTES, NARRATIVAS (23/jun – 10h – 12:30h)
Isadora Duncan: Narrativas e enredos
da pessoa, personagem e artista
Um Corpo Subterrâneo:
memória e poesia audiovisual
Os atores-operários do ABC Paulista: o
teatro como meio de comunicação da cultura regional
O samba tinha mais vida: memória de
músicos e integrantes da comunidade do samba em Florianópolis/SC
História Oral de vida de músicos
sul-mato-grossenses: sons do Paraguai no sertão-cerrado
Memória do cangaço na “palavra cantada” de
Sérgio Ricardo no filme Deus e o Diabo na Terra do Sol
Documentário de animação? Tendências
criativas da entrevista e o caso do curta-metragem “Dossiê Re Bordosa”
Documentário participativo: fragmentos de
vidas e memórias
SESSÃO TEMÁTICA 9 – MEMÓRIA E CIDADES (23/jun – 10h – 12:30h)
Cidade, patrimônio, memória: Aspectos da
revitalização do Centro Histórico do Rio de Janeiro
A cidade de Sento-Sé e a construção da
barragem do Sobradinho: A herança de uma população e o poder de uma
família
O Patrimônio Industrial como Possibilidade
de Construção da Memória e da Identidade Cultural Paulistana
Partilhas familiares: divisão de bens e
comportamento migratório de uma família nordestina
Fazenda grande, cidade pequena: relações
entre economia e cultura em um município do interior do Estado de São
Paulo
Caminhantes da Cidade: Homens e Mulheres “populares” das ruas de Pouso
Alegre – MG
A Memória Ferroviária No Bairro Barranca –
Araranguá-SC
Transformação sensível: Neblina nos
trilhos
Lembranças de antigos ferroviários de
Paranapiacaba: memória coletiva e turismo
SESSÃO TEMÁTICA 10 – EDUCAÇÃO E MEMÓRIA (2) (23/jun – 16:45h – 18:45h)
História Oral na construção da educação,
cidadania e identidade de alunos da escola pública e de seus familiares
Escave onde você vive: Contribuição da
história oral para a aprendizagem de História nas Turmas de PROEJA
História Oral e Educação Matemática: Um
grupo, suas frentes de pesquisa e suas contribuições
Projeto Memória Local na Escola: reflexões
e perspectivas de um trabalho de história oral na escola
Perspectivas Sobre O Ensino De História:
Relações De Memória E Identidade Na História Proposta Pelos PCNs
O Conceito De Participação Da Família No
Cenário Político-Educacional Em São Paulo, Na Década De 90 E O Olhar De
Pais Atores Dos Movimentos Populares De São Mateus
SESSÃO TEMÁTICA 11 – Movimentos sociais (23/jun – 16:45h – 18:45h)
Revisitar e reconstruir a cidade:
narrativas de resistência operária na “cidade do crime e do trabalho”
Memória e identidade das intervenções do
Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) no movimento popular
(1975-1995)
Usos do passado sindical e militante do
ABC paulista e suas redes: novos espaços públicos, de memória, através das
mídias eletrônicas
Mecanismos de Censura em rádios mineiras:
uso de entrevistas com radialistas
Os “paulistas”, os “terroristas” e o
imaginário camponês no Araguaia: a memória/história da Guerrilha
História Oral de Meninas Negras:
preconceito e identidade no sertão moreno
História, memórias e estigma de favela no
Conjunto Habitacional da Cidade Alta – Rio de Janeiro
SESSÃO TEMÁTICA 12 – Zona Leste (2) (23/jun – 16:45h – 18:45h)
Algumas Memórias De São Paulo: O Olhar
Sobre A Construção Açoriana Da Vila Carrão Na Zona Leste
Memória de velhos (Um estudo realizado com
operários da companhia Nitro Química Brasileira entre 1937 e 1960)
A história do Parque Ecológico de Vila
Prudente contada pelos moradores locais
Relembrando a ocupação do Jardim São
Carlos: vínculos sociais, território e cultura política
A efetividade do Projeto ético-político do
Serviço Social no trabalho dos assistentes sociais da Zona Leste de São
Paulo
As intervenções na Várzea do Carmo e os
projetos para cidade (1872-2009)
As vozes dos agentes ocultados: os
trabalhadores de São Miguel Paulista em 1950
|
|
|
|