ESCOLA DE ARTES,CIÊNCIAS E HUMANIDADES (USP LESTE)

   

 
 

 

Linha de Pesquisa:
Políticas para a educação superior



PROJETOS DE PESQUISA:

* POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB
Financiamento: CNPQ (2010-2012)
No marco do projeto Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB , no âmbito do GT 11, Política de Educação Superior, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) Rede UNIVERSITAS/BR participo do subprojeto AVALIAÇÃO na expansão da educação superior pós LDB

* AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E NO MERCOSUL
O projeto propõe-se analisar o processo regional de acreditação da qualidade da educação superior na América Latina, especificamente na América do Sul, focalizando no caso dos países do Mercosul. O processo de convergência nos países do sub-continente já tem se iniciado na década de 1990, concretamente no caso do Mercosul com o Mecanismo Experimental de Acreditação de Carreras de Grado (MEXA) que derivou no sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitarios (Arcu-SUR) e a criação da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA). Recentemente, nas reuniões de presidentes sul-americanos tem se anunciado a criação de uma agência regional de acreditação, ressoando o eco do Processo de Bolonha em curso na União Européia em que está sendo criada uma agência de avaliação da qualidade. A pesquisa visa recuperar o histórico dos mecanismos de acreditação no Mercosul, com seus avanços e recuos, inicialmente e os encaminhamentos que resultem do processo anunciado na UNASUL .

*AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS LDB:Legislação, concepções e atores
Financiamento: Auxílio à pesquisa FAPESP 2007/2009)
A pesquisa investiga o processo iniciado com a com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n° 9394/96) que - concomitantemente com a legislação complementar dela derivada ? gerou processos de avaliação como elementos centrais para a regulação da educação superior no país. Esses processos, iniciados durante a discussão da LDB, já em 2005, se desenvolvem durante os dois governos de FHC e o primeiro governo Lula, e são férteis na criação de legislação específica e de instrumentos de avaliação (Provão, ACE, SINAES, ENADE). A pesquisa investiga as concepções de avaliação e regulação presentes nas idéias dos membros de dois grupos que influenciaram na elaboração das propostas de avaliação: o Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior (NUPES) no governo Fernando Henrique Cardoso e a Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), no governo Lula. Trata-se de uma pesquisa de campo cujas fontes primárias são as leis, decretos e portarias, bem como pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação. A pesquisa de campo prevê a utilização de técnicas qualitativas de coleta de dados. Serão suas fontes primárias as entrevistas (semi-estruturadas) que se realizarão com os principais membros do NUPES e da RAIES, que participaram da instauração da avaliação no cenário da educação superior do país.

* PRIVATIZAÇÃO, FINANCIAMENTO, AVALIAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO: Análise das políticas para a educação superior 1995-2006.
Financiamento: Programa de Incentivo à Pesquisa USP (Pro-IP-2006/7)
O projeto tem como objeto de estudo as políticas de educação superior (graduação) no país, desenvolvidas durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006) e as diferenças e semelhanças com aquelas implementadas durante os governos de Fernando H. Cardoso (1995-2002). Interessa verificar se as políticas educacionais desenvolvidas durante o governo de Fernando H. Cardoso geraram uma transformação do sistema de educação superior do país e se o governo do Partido dos Trabalhadores, que pela sua trajetória política gerou uma expectativa de mudança, implicou em diferenças ou continuidades dessas políticas. A pesquisa focaliza os seguintes temas: expansão do sistema, privatização, financiamento, avaliação e democratização do acesso (reserva de vagas para grupos sociais e raciais no setor público e no setor privado) por considerar que são os temas chaves que definem as políticas para a educação superior brasileira nas últimas décadas.