Informações Gerais

 

Datas e Local

Congressos Anteriores

Promoção e Organização

Taxas de Inscrição

Idiomas Oficiais

Comissão Organizadora Patrocinadores e co-organizadores  

 

 

Datas e Local

São Paulo (Brasil), 8 a 11 de fevereiro de 2010.

Universidade de São Paulo

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

(topo)

 

Idiomas Oficiais

Espanhol, Inglês e Português

(topo)

 

Congressos Anteriores

PBL2000

Birmingham, USA

Samford University

PBL2002

Baltimore, USA

University of Delaware

PBL2004

Cancún, México   

Tecnológico de Monterrey

PBL2006

Lima, Perú

Universidad Católica del Perú

PBL2008

Colima, México 

Universidad de Colima

(topo)

 

Comissão Organizadora

Comitê Internacional – Rede Pan-Americana de Aprendizagem Baseada em Problemas

Peter Bouhuijs
Maaastricht University (Netherlands)
Luis Bretel
Consorcio Ignaciano de Educación del Perú
David Chapman
Samford University (USA)
Glen O'Grady
Republic Polytechnic (Singapore)
Patricia Marsteller
Emory University (USA)
George Watson
University of Delaware (USA)

(topo)

 

Comitê de Planejamento

Maria Isabel Almeida (FE-USP)
Valéria Amorim Arantes (FE-USP)
Ulisses F. Araujo (EACH-USP)
Dante De Rose Junior (EACH-USP – Diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Myriam Krasilchik (Profa. Emérita FE-USP)
Oswaldo Massambani (IAG-USP – Diretor da Agência USP de Inovação)
Sonia Penin (FE-USP – Diretora da Faculdade de Educação)
Ricardo Ricci Uvinha (EACH-USP)

(topo)

Comitê Executivo

Prof. Dr. Ulisses F. Araújo (Presidente da Comissão Organizadora)
Prof. Dr. Ricardo Ricci Uvinha (Vice-Presidente da Comissão Organizadora)
Profa. Dra. Valéria Amorim Arantes
Profa. Dra. Júlia Baruque
Profa. Dra. Maria Eliza Mattosinho Bernardes
Prof. Dr. Homero Fonseca Filho
Prof. Dr. Marcelo Ventura Freire
Profa. Dra. Verônica Marcela Guridi
Profa. Ms. Ana Maria Klein
Profa. Dra. Célia Regina Maganha e Melo
Prof. Dr. Diamantino Pereira (Presidente do Comitê Científico)
Profa. Dra. Sarajane Marques Peres
Profa. Dra. Maristela Urasaki

(topo)

Comitê Científico

Adriana Michelone
Ana Klein (Coordenação: Área Formação de Professores)
Anna Cristina Barbosa
Antoni Font
Antonio Carlos Siqueira Junior
Beatriz Gutierrez
Célia Regina Maganha e Melo (Coordenação: Área Saúde e Medicina)
Clodis Boscarioli
Cristiano Luis Lenzi
David Chapman
Diamantino Alves Correia Pereira (Presidente)
Dib Karam Junior
Dora Mariela Salcedo Barrientos
Douglas Santos
Edson Leite
Egon Moesby
Elie Ghanen
Elisabete Franco Cruz
Esteban Tuesta
Eunice Almeida
Evando C. Moreira
Evandro Mateus Moretto
Fernando Auil
Fernando Menezes
Gerardo Kuntschik
Guilherme Lohmann
Helena Ribeiro
Heloisa Cristina. Q. C. P. Guimarães
Homero Fonseca Filho (Coordenação: Área Engenharia e Ciências Aplicadas)
Ines Signorini
Jacqueline I. M. Brigadão
Jeferson Meneguin Ortega
Joan Rué
João Campos
Jorge Luiz Barcellos da Silva
José de Jesus Perez Alcazar
Júlia Baruque (Coordenação: Área Engenharia e Ciências Aplicadas)
Leonardo Lemos
Luís César Schiesari
Luis Roberto de Camargo Ribeiro
Manoel Oriosvaldo de Moura
Mara Sordi
Marcelo Arno Nerling
Marcelo Giordan
Marcelo Morandini
Marcelo Ventura Freire (Coordenação: Área Engenharia e Ciências Aplicadas)
Marcos Bernardino de Carvalho
Marcos da Cunha L. Virmond
Marcos Neira
Margareth Anderáos
Maria Aparecida de Jesus Belli
Maria Célia de Santi
Maria Eliza Mattosinho Bernardes (Coordenação: Área Formação de Professores)
Maria Helena B. Capobianco
Maria Isabel Almeida
Maria Isabel Batista Serrão
Maria Silvia Barros de Held
Marisa Dias
Marísia Margarida Santiago Buitoni
Maristela Urasaki (Coordenação: Área Saúde e Medicina)
Marta Marandino
Mauricio Pietrocola P. de Oliveira
Mauro Luiz Peron
Miguel Garay
Monica Sanches Yassuda
Myriam Krasilchik
Nadia Zanon Narchi
Núria Hanglei Cacete
Osvaldo Shigueru Nakao
Patricia Junqueira Grandino
Patricia Morales
Patricia Targon Campana
Paula Vicentini
Paulo Marcondes
Paulo Rogério Miranda Correia
Paulo Santos de Almeida
Peter Bouhuys
Reginaldo Zara
Ricardo Uvinha (Coordenação: Área Ciências Sociais e Humanidades)
Rita Gallego
Roberto A. Martins
Roselane Gonçalves
Rosely Aparecida Liguori Imbernon
Rosemeire Sartori de Albuquerque
Sarajane Peres (Coordenação: Área Engenharia e Ciências Aplicadas)
Silvia Colello
Silvia Helena Zanirato
Silvio Cesar Silva
Sônia Regina Paulino
Stewart Mennin
Thomá A. S. Haddad
Ulisses Araujo
Valeria Arantes
Valeria Vernaschi
Vanessa Martins Valente Guimarães
Vanessa Moretti
Verônica Marcela Guridi (coordenação: Área Formação de Professores)
Victoria Ramirez
Vinicio Santos
Wanderley Souza
Welington Cedro

Criação visual e implementação do site do PBL2010

Profa. Dra. Sarajane Marques Peres
Keith Seixas de Souza
Mônica Araújo de Andrade Rafael
Jacqueline Silvana Correia da Silva

(topo)

 

Promoção e Organização

dddd Pro-reitoria de Graduação e Pro-reitoria de Cultura e Extensão Universitária

cc Agência USP de Inovação

dd Escola de Artes, Ciências e Humanidades

ddd Faculdade de Educação

ddd Rede Pan-Americana de Aprendizagem Baseada em Problemas

(topo)

 

Apoio

apoio

Organização

organização

(topo)

 

Atividades do Congresso

Workshops Pré-congresso

Serão oferecidas oficinas dirigidas ao desenvolvimento de competências pedagógicas necessárias ao planejamento e à implementação da ABP e de Metodologias Ativas de Aprendizagem. As atividades serão desenvolvidas por docentes convidados e centrar-se-ão em temáticas de meio ambiente, saúde, negócios e em questões sociais. As oficinas pré-congresso serão realizadas no dia 8 de fevereiro na cidade de São Paulo e oferecidas em espanhol, inglês ou português. Não haverá tradução simultânea e o custo dessas oficinas não estão incluídos na inscrição do congresso.

(topo)

Conferências

Profissionais reconhecidos internacionalmente ministrarão palestras sobre temáticas amplas, relacionadas a tópicos de ABP e às Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica ou no ensino superior. Haverá tradução simultânea (Espanhol, Inglês e Português).

Simpósios

Apresentações de simpósios organizados por 3 a 5 integrantes, abordando um tema comum relacionado à ABP ou às Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica ou no ensino superior. Os simpósios se desenvolverão em torno das quatro áreas do Congresso: Saúde e Medicina; Ciências Sociais e Humanidades; Engenharia e Ciências Aplicadas; e Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional. Haverá tradução simultânea em alguns simpósios.

(topo)

Workshops

Oferecidos durante o congresso, os workshops focarão o desenvolvimento de competências pedagógicas necessárias ao planejamento e à implementação da ABP e de Metodologias Ativas de Aprendizagem, enfatizando a demonstração e a aplicação de técnicas, o desenvolvimento de habilidades, etc. As oficinas centrar-se-ão nas áreas do congresso (Saúde e Medicina, Ciências Sociais e Humanas, Engenharia e Ciências Aplicadas e Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional) e/ou remeter-se-ão a alguns temas específicos, como: ABP em ambientes com recursos limitados; interação entre estudantes; Ensino a distância; ABP e novas tecnologias; o papel do tutor em uma sessão tutorial; avaliação em ABP; ABP e formação de professores de disciplinas específicas (por exemplo, ciências, matemática, etc.). As oficinas serão oferecidas em espanhol, inglês ou português. Não haverá tradução simultânea.

(topo)

Discussão e Sessões de Redes Temáticas

Estas sessões focarão temas específicos da ABP ou das Metodologias Ativas de Aprendizagem, definidas pela comissão organizadora. As sessões terão duração de 30 a 60 minutos/cada uma e acontecerão durante o horário de almoço e durante outros períodos específicos no programa do congresso. Não haverá tradução simultânea e as sessões acontecerão sob uma base multilingue. No último dia serão organizadas sessões temáticas destinadas a promover a construção de redes internacionais de pesquisa sobre temas específicos como: ABP em ambientes com recursos limitados; ABP e o trabalho de Paulo Freire; ABP e ensino à distância; ensino e aprendizagem na ABP e em Metodologias Ativas de Aprendizagem; ABP e novas tecnologias; avaliação em ABP; ABP e a formação de professores de disciplinas específicas; estudos teóricos sobre ABP e Metodologias Ativas de Aprendizagem; ABP e engenharia ou medicina ou administração de empresas, etc.

(topo)

Apresentação de Pesquisas e de Experiências

Apresentações individuais de trabalhos que relatam pesquisas e/ou a implementação e aplicação do ABP ou de Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica e no ensino superior, considerando as áreas do congresso: Saúde e Medicina; Ciências Sociais e Humanidades; Engenharia e Ciências Aplicadas; e, Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional.

Apresentações Interativas de Pôsteres

As sessões de pôsteres serão organizadas em um formato interativo e analisarão pesquisas e/ou a implementação e aplicação de ABP ou das Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica ou superior. Cada sessão, com duração de 60 minutos, trará 6 pôsteres. Cada autor terá 5 minutos para apresentar o seu trabalho ao público. Trinta minutos serão reservados para perguntas e discussões.

(topo)

Workshops Pós-Congresso de ABP

Workshops de ABP serão oferecidos por instituições específicas em diferentes cidades brasileiras. Essas atividades serão destinadas ao conhecimento da sociedade brasileira, da sua cultura e realidade, relacionadas ao meio ambiente, à saúde, aos negócios, ao lazer e às questões sociais. As oficinas serão realizadas no dia 12 fevereiro incluindo cidades como Rio de Janeiro, Recife, Marilia, Manaus e acontecerão em Espanhol ou Inglês. Para se efetivar, cada uma destas experiências em ABP requererá um mínimo de 10 pessoas inscritas. O custo destas experiências será adicionado à inscrição no congresso e variará em função do transporte, da hospedagem e da alimentação.

(topo)

 

Taxas de Inscrição

 

 

Atenção

 

A taxa de inscrição inclui:

  • a participação em todas as atividades durante o congresso;
  • o coquetel da cerimônia de abertura;
  • 3 almoços, 6 coffee-breaks;
  • o CD com os Anais do congresso.

 

.
Antecipada Até 15 outubro/2009

Regular
De 16/outubro/2009 a 15/janeiro/2010.

No congresso
A partir de 16 janeiro/2010
Profissionais
.
.
.

Nível 1*

Economia de alto rendimento

US$300

R$750

US$350

R$875

US$400

R$1.000

Nível 2*

Economia de rendimento médio

US$150

R$350

US$200

R$450

US$250

R$550

Nível 3*

Economia de baixo rendimento

US$100

R$250

US$150

R$375

US$200

R$500

Estudantes de Graduação e Professores da Educação Básica

US$65

R$150

US$80

R$200

US$130

R$300

*Ver a classificação do Banco Mundial sobre níveis de desenvolvimento econômico: alto / médio / baixo.

Não inclui a participação nos Workshops Pré e Pós-Congresso.

(topo)

 

Universidade de São Paulo - Escola de Artes Ciências e Humanidades

tml>