Regulamento do III BXComp – 3º Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação – 2013
Da participação
Para participar da terceira edição do Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação, o aluno deve atender aos seguintes requisitos:
- Estar regularmente matriculado nas disciplinas de IAA e AED I do curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
- Ser aluno ingressante no ano de 2013.
- Não possuir reaproveitamento de matéria referente à programação ou estrutura de dados, com exceção de matéria equivalente a IP.
Da Inscrição
Para inscrever-se o interessado deve formar sua equipe, composta no mínimo três e no máximo quatro alunos e preencher o formulário de cadastramento de equipe disponível no site do campeonato (http://each.uspnet.usp.br/petsi/bxcomp2013/?page_id=97 ). Não será permitida a inscrição de alunos que já foram competidores de campeonatos de programação a nível nacional, com exceção da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Cada equipe deverá ter um nome, o qual não deve fazer referência a palavras de baixo calão ou termos pejorativos.
As inscrições poderão ser feitas entre 10 de agosto e 24 de agosto de 2013.
Observações:
- Não será cobrada taxa de inscrição.
- O número de equipes é limitado à capacidade física de dois laboratórios de SI (em torno de 30 equipes).
- O campeonato será realizado com o mínimo de três equipes.
Da Realização
O campeonato será composto por sete etapas, com pontuação organizada na forma de “pontos corridos”. As etapas ocorrerão conforme o calendário abaixo, em um dos Laboratórios do curso de Sistemas de Informação (3º corredor do prédio do Ciclo Básico, 2º andar). Todas as etapas ocorrerão às 14h.
11/09 | Etapa 1 |
18/09 | Etapa 2 |
Etapa 3 | |
02/10 | Semana da prova de IAA e Cálculo II |
09/10 | Semana da prova de AED I |
16/10 | Etapa 4 |
23/10 | Etapa 5 |
30/10 | Etapa 6 |
06/11 | Etapa 7 (Final) |
Das Regras
- Cada competidor poderá inscrever-se somente em uma única equipe.
- As equipes serão classificadas em um Ranking Geral de acordo com a quantidade de pontos ganhos a cada etapa.
- Em dias de competição, cada equipe deverá ter no mínimo dois competidores presentes. Caso contrário, a equipe será considerada ausente e não terá acréscimo nos pontos do Ranking Geral da competição, para aquela etapa.
- Só poderão participar da etapa os competidores que estiverem presentes pessoalmente no laboratório em que a etapa será realizada.
- Os alunos atrasados não poderão participar da etapa do campeonato. Serão considerados atrasados aqueles que chegarem após a saída da primeira equipe.
- Não haverá coach (treinador) para equipes, sendo as mesmas compostas apenas por competidores.
- Em cada etapa do campeonato será proposto um ou mais desafios, e a cada desafio será associada uma quantidade de pontos pré-estabelecida.
- As equipes terão duas horas para resolver o(s) desafio(s) da etapa.
- Cada etapa terá pontuação máxima de 12 pontos, sendo que cada equipe recebe a quantidade de pontos referentes apenas aos desafios por ela submetidos corretamente.
- Uma exceção será implantada para a etapa Quantica, a qual será explicada e divulgada durante a realização do campeonato.
- Ao término do campeonato, em caso de empate no Ranking Geral, os seguintes critérios, na ordem em que são apresentados aqui, serão usados para escolher a equipe mais bem colocada, entre as que estão empatadas:
- 1º A menor somatória de tempo de resolução dos desafios durante todo o campeonato.
- 2º A menor somatória de submissões de soluções erradas durante todo o campeonato.
- 3° A maior somatória de desafios corretos submetidos durante todo o campeonato.
- 4° A menor somatória de ausências da equipe nas etapas durante todo o campeonato.
- Ao final de cada etapa, o Ranking Geral da competição será atualizado de acordo com as pontuações da etapa, e disponibilizado no site do campeonato. O resultado da penúltima etapa não será fornecido antes do fim do campeonato.
- É proibida a comunicação entre equipes durante a realização das etapas do campeonato.
- É proibida a utilização de qualquer tipo de material de consulta durante a realização das etapas do campeonato.
- É proibida a saída de competidores do laboratório durante o transcorrer das etapas.
- Não serão permitidas demonstrações de mau comportamento, como por exemplo, falar palavras de baixo calão ou levantar-se da cadeira de forma a tirar a concentração de outras equipes. Equipes que desrespeitarem a regra serão advertidas, e na terceira advertência serão desclassificadas da etapa.
- A equipe que desobedecer as regras de número onze, doze e treze não pontuará no Ranking Geral, no que se refere à etapa em que as regras foram transgredidas.
- Em caso de plágio, as equipes envolvidas serão desclassificadas do campeonato.
- Todas as equipes que comparecerem a, pelo menos, 70% do campeonato, receberão uma declaração de participação e as três primeiras colocadas receberão medalhas exclusivas do III BXComp.
Das Considerações Finais
- O grupo PET-SI não se responsabiliza por falhas na infraestrutura do laboratório, sejam elas locais (na máquina) ou globais (queda de energia ou da internet). No entanto, antes de cada etapa é feita uma checagem do funcionamento das máquinas a fim de garantir o uso apenas de máquinas funcionais. Na existência de problemas adversos, a organização tem autonomia para tomar decisões de gerenciamento de crise.
- Casos omissos neste regulamento serão analisados pela organização do campeonato.