Regulamento

Regulamento do III BXComp – 3º Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação – 2013

Da participação

Para participar da terceira edição do Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação, o aluno deve atender aos seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado nas disciplinas de IAA e AED I do curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Ser aluno ingressante no ano de 2013.
  • Não possuir reaproveitamento de matéria referente à programação ou estrutura de dados, com exceção de matéria equivalente a IP.

Da Inscrição

Para inscrever-se o interessado deve formar sua equipe, composta no mínimo três e no máximo quatro alunos e preencher o formulário de cadastramento de equipe disponível no site do campeonato (http://each.uspnet.usp.br/petsi/bxcomp2013/?page_id=97 ). Não será permitida a inscrição de alunos que já foram competidores de campeonatos de programação a nível nacional, com exceção da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Cada equipe deverá ter um nome, o qual não deve fazer referência a palavras de baixo calão ou termos pejorativos.

As inscrições poderão ser feitas entre 10 de agosto e 24 de agosto de 2013.

Observações:

  1.  Não será cobrada taxa de inscrição.
  2.  O número de equipes é limitado à capacidade física de dois laboratórios de SI (em torno de 30 equipes).
  3. O campeonato será realizado com o mínimo de três equipes.

 

Da Realização               

O campeonato será composto por sete etapas, com pontuação organizada na forma de “pontos corridos”. As etapas ocorrerão conforme o calendário abaixo, em um dos Laboratórios do curso de Sistemas de Informação (3º corredor do prédio do Ciclo Básico, 2º andar). Todas as etapas ocorrerão às 14h.

11/09 Etapa 1
18/09 Etapa 2
25/09  26/09 Etapa 3
02/10 Semana da prova de IAA e Cálculo II
09/10 Semana da prova de AED I
16/10 Etapa 4
23/10 Etapa 5
30/10 Etapa 6
06/11 Etapa 7 (Final)

Das Regras

  1. Cada competidor poderá inscrever-se somente em uma única equipe.
  2. As equipes serão classificadas em um Ranking Geral de acordo com a quantidade de pontos ganhos a cada etapa.
  3. Em dias de competição, cada equipe deverá ter no mínimo dois competidores presentes. Caso contrário, a equipe será considerada ausente e não terá acréscimo nos pontos do Ranking Geral da competição, para aquela etapa.
  4. Só poderão participar da etapa os competidores que estiverem presentes pessoalmente no laboratório em que a etapa será realizada.
  5. Os alunos atrasados não poderão participar da etapa do campeonato. Serão considerados atrasados aqueles que chegarem após a saída da primeira equipe.
  6. Não haverá coach (treinador) para equipes, sendo as mesmas compostas apenas por competidores.
  7. Em cada etapa do campeonato será proposto um ou mais desafios, e a cada desafio será associada uma quantidade de pontos pré-estabelecida.
  8. As equipes terão duas horas para resolver o(s) desafio(s) da etapa.
  9. Cada etapa terá pontuação máxima de 12 pontos, sendo que cada equipe recebe a quantidade de pontos referentes apenas aos desafios por ela submetidos corretamente.
    • Uma exceção será implantada para a etapa Quantica, a qual será explicada e divulgada durante a realização do campeonato.
  10. Ao término do campeonato, em caso de empate no Ranking Geral, os seguintes critérios, na ordem em que são apresentados aqui, serão usados para escolher a equipe mais bem colocada, entre as que estão empatadas:
    • 1º A menor somatória de tempo de resolução dos desafios durante todo o campeonato.
    • 2º A menor somatória de submissões de soluções erradas durante todo o campeonato.
    • 3° A maior somatória de desafios corretos submetidos durante todo o campeonato.
    • 4° A menor somatória de ausências da equipe nas etapas durante todo o campeonato.
  11. Ao final de cada etapa, o Ranking Geral da competição será atualizado de acordo com as pontuações da etapa, e disponibilizado no site do campeonato. O resultado da penúltima etapa não será fornecido antes do fim do campeonato.
  12. É proibida a comunicação entre equipes durante a realização das etapas do campeonato.
  13. É proibida a utilização de qualquer tipo de material de consulta durante a realização das etapas do campeonato.
  14. É proibida a saída de competidores do laboratório durante o transcorrer das etapas.
  15. Não serão permitidas demonstrações de mau comportamento, como por exemplo, falar palavras de baixo calão ou levantar-se da cadeira de forma a tirar a concentração de outras equipes. Equipes que desrespeitarem a regra serão advertidas, e na terceira advertência serão desclassificadas da etapa.
  16. A equipe que desobedecer as regras de número onze, doze e treze não pontuará no Ranking Geral, no que se refere à etapa em que as regras foram transgredidas.
  17. Em caso de plágio, as equipes envolvidas serão desclassificadas do campeonato.
  18. Todas as equipes que comparecerem a, pelo menos, 70% do campeonato, receberão uma declaração de participação e as três primeiras colocadas receberão medalhas exclusivas do III BXComp.

Das Considerações Finais

  1. O grupo PET-SI não se responsabiliza por falhas na infraestrutura do laboratório, sejam elas locais (na máquina) ou globais (queda de energia ou da internet). No entanto, antes de cada etapa é feita uma checagem do funcionamento das máquinas a fim de garantir o uso apenas de máquinas funcionais. Na existência de problemas adversos, a organização tem autonomia para tomar decisões de gerenciamento de crise.
  2. Casos omissos neste regulamento serão analisados pela organização do campeonato.