Regulamento

Regulamento do IV BXComp – 4º Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação – 2014

Da participação

Para participar da quarta edição do Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação, o aluno deve atender aos seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado nas disciplinas de ACH2002 – Introdução à Análise de Algoritmos e ACH2023 – Algoritmos e Estrutura de Dados I do curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

  • Ser aluno ingressante no ano de 2014.

  • Não possuir reaproveitamento de matéria referente à programação ou estrutura de dados, com exceção de matéria equivalente a ACH2001 – Introdução à Programação.

Da Inscrição

Para inscrever-se o interessado deve formar sua equipe, composta no mínimo três e no máximo quatro alunos e preencher o formulário de cadastramento de equipe disponível no site do campeonato (http://each.uspnet.usp.br/petsi/bxcomp2014/?page_id=14 ).

Cada equipe deverá ter um nome, o qual não deve fazer referência a palavras de baixo calão ou termos pejorativos.

As inscrições poderão ser feitas entre 25 de agosto e 08 de setembro de 2014.

Observações:

  1. Não será cobrada taxa de inscrição.

  2. O número de equipes é limitado à capacidade física de dois laboratórios de SI (em torno de 30 equipes).

  3. O campeonato será realizado com o mínimo de três equipes.

Da Realização               

O campeonato será composto por sete etapas, com pontuação organizada na forma de “pontos corridos”. As etapas ocorrerão às quartas-feiras, no Laboratório 7 (podendo se estender ao Laboratório 6 se necessário) do curso de Sistemas de Informação (3º corredor do prédio do Ciclo Básico, 2º andar). Todas as etapas ocorrerão às 14h e terão duração de duas horas.

17/09 Etapa 1
24/09 Etapa 2
1/10 Etapa 3
15/10 Etapa 4
22/10 Etapa 5
5/11 Etapa 6
12/11 Etapa 7 (Final)

Datas das etapas do BXComp 2014

Das Regras

  1. Cada competidor poderá inscrever-se somente em uma única equipe.

  2. As equipes serão classificadas em um Ranking Geral de acordo com a quantidade de pontos ganhos a cada etapa.

  3. Em dias de competição, a equipe será considerada ausente se mais de um membro não estiver presente e não terá acréscimo nos pontos do Ranking Geral da competição, para aquela etapa.

  4. Só poderão participar da etapa os competidores que estiverem presentes pessoalmente no laboratório em que a etapa será realizada.

  5. Os alunos atrasados não poderão participar da etapa do campeonato. Serão considerados atrasados aqueles que chegarem após a saída da primeira equipe.

  6. Não haverá coach (treinador) para equipes, sendo as mesmas compostas apenas por competidores.

  7. Em cada etapa do campeonato será proposto um ou mais desafios, e a cada desafio será associada uma quantidade de pontos pré-estabelecida.

  8. As equipes terão duas horas para resolver o(s) desafio(s) da etapa.

  9. Cada etapa terá pontuação máxima de 12 pontos, sendo que cada equipe recebe a quantidade de pontos referentes apenas aos desafios por ela submetidos corretamente.

    • Uma exceção em relação ao número máximo de pontos e formato de realização da etapa será permitida para a etapa Quantica, a qual será explicada e divulgada durante a realização do campeonato.

  10. Ao término do campeonato, em caso de empate no Ranking Geral, os seguintes critérios, na ordem em que são apresentados aqui, serão usados para escolher a equipe mais bem colocada, entre as que estão empatadas:

    • 1º A menor somatória de tempo de resolução dos desafios durante todo o campeonato.

    • 2º A menor somatória de submissões de soluções erradas durante todo o campeonato.

    • 3° A maior somatória de desafios corretos submetidos durante todo o campeonato.

    • 4° A menor somatória de ausências da equipe nas etapas durante todo o campeonato.

  11. Ao final de cada etapa, o Ranking Geral da competição será atualizado de acordo com as pontuações da etapa, e disponibilizado no site do campeonato. O resultado da penúltima etapa não será fornecido antes do fim do campeonato.

  12. É proibida a comunicação entre equipes durante a realização das etapas do campeonato.

  13. É proibida a utilização de qualquer tipo de material de consulta durante a realização das etapas do campeonato.

  14. É proibida a saída de competidores do laboratório durante o transcorrer das etapas.

  15. A equipe que desobedecer as regras de número doze, treze e quatorze não pontuará no Ranking Geral, no que se refere à etapa em que as regras foram transgredidas.

  16. Não serão permitidas demonstrações de mau comportamento, como por exemplo, falar palavras de baixo calão ou levantar-se da cadeira de forma a tirar a concentração de outras equipes. Equipes que desrespeitarem a regra serão advertidas, e na terceira advertência serão desclassificadas da etapa.

  17. Em caso de plágio, as equipes envolvidas serão desclassificadas do campeonato.

  18. Todas as equipes que comparecerem a, pelo menos, 70% do campeonato, receberão uma declaração de participação e as três primeiras colocadas receberão medalhas exclusivas do BXComp.

Das Considerações Finais

  1. O grupo PET-SI não se responsabiliza por falhas na infraestrutura do laboratório, sejam elas locais (na máquina) ou globais (queda de energia ou da internet). No entanto, antes de cada etapa é feita uma checagem do funcionamento das máquinas a fim de garantir o uso apenas de máquinas funcionais. Na existência de problemas adversos, a organização tem autonomia para tomar decisões de gerenciamento de crise.

  2. Casos omissos neste regulamento serão analisados pela organização do campeonato.