Gestão de Marketing

É a gestão dos esforços de posicionamento competitivo de pessoas, lugares, idéias ou causas sociais. Mais Info

Pesquisa de Marketing

Trata-se da coleta e análise de dados utilizando métodos qualitativos e estatísticos para se obter o entendimento desejado. Mais Info

Comunicação

Refere-se à comunicação aos consumidores sobre a relação entre oferta, procura, produto ou serviço e consumidor. Mais Info

O Profissional de Marketing MARKETING EACH USP MARKETING EACH USP

A área de marketing nas organizações é responsável pela análise da estrutura do mercado, as condições competitivas e as demandas de clientes. Pela análise de dados de pesquisa e dos cenários econômicos, os profissionais de marketing oferecem modelos para explicar a dinâmica das tendências, o comportamento do consumidor, as áreas da concorrência e a estrutura de canais de distribuição. Sua contribuição é fundamental no planejamento das estratégias de produtos (pesquisa e desenvolvimento, fabricação), na orientação e aprovação de campanhas de comunicação, no fomento e na facilitação do relacionamento com canais de distribuição adequados e, também, para as decisões de preço de colocação destas ofertas no mercado. Por esta lógica, podemos dividir a área de marketing em três atribuições principais: gestão de marketing, pesquisa de marketing e comunicação de marketing.

Desta forma, um profissional de marketing é, fundamentalmente, um gestor. Seu mercado de trabalho abrange todos os tipos de organização, com ou sem fins lucrativos. Mas ele também pode ser demandado para a gestão dos esforços de posicionamento competitivo de pessoas (como celebridades e candidatos, por exemplo), de lugares (como um destino turístico ou uma cidade que procura investimento de indústrias), de idéias e causas sociais (como as campanhas para aumento de doação de sangue ou para combate à discriminação, por exemplo).

Um profissional de Marketing deve combinar uma visão analítica objetiva, racional, com uma boa dose de intuição e sensibilidade às transformações da sociedade como um todo. Decisões devem ser tomadas com base em dados, modelos e informações objetivas, mas sempre será recomendável um alto nível de atualização, de abertura à mudança, ou seja, a capacidade de detectar transformações relevantes para o futuro das ofertas pelas quais é responsável. Habilidade em lidar com números, capacidade analítica, curiosidade e atualização são requisitos para alcançar sucesso na área.

Em 2011, o curso de Marketing da EACH estará formando a sua quarta turma, e o índice de empregabilidade tem sido expressivo, com muitas oportunidades. Isso pode ser justificado pelo maior nível de especialização dos formados, que atendem lacunas das áreas de Marketing de organizações, entre as quais estão empresas nacionais e multinacionais, institutos de pesquisa, agências de propaganda e de serviços especializados em comunicação.

O Curso de Marketing MARKETING EACH USP MARKETING EACH USP

A criação do curso de bacharelado em Marketing, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, veio ao encontro de importante requisito da nossa sociedade: a necessidade de maior aprofundamento e especialização na formação de profissionais, aos quais são confiados os processos de concepção, desenvolvimento, comunicação e disponibilização de ofertas de produtos e serviços no mercado.

Organizações brasileiras, de todos os portes e setores, enfrentam um acelerado processo de integração na economia mundial, com requisitos cada vez maiores de adequação de seus esforços às condições de intensa competitividade, diante das quais é fundamental associar o valor das ofertas a marcas reconhecidas e bem posicionadas. Ou seja, a qualificação e o estudo aprofundado dos fenômenos de marketing são de grande relevância para empresas, organizações não governamentais e até mesmo autarquias do Estado e, desta forma, para toda a sociedade, à medida que o aumento do potencial competitivo das organizações ajuda a criar mais valor econômico para as ofertas e, consequentemente, mais renda, mais empregos, mais impostos.

Para qualificar os futuros profissionais, o curso de Marketing da EACH-USP foi concebido de forma a abranger os requisitos quantitativos e qualitativos que, de forma conjunta, complementam a formação desejável para o desempenho destas funções. Por um lado há um peso grande na formação em disciplinas quantitativas, como estatística, cálculo, economia e finanças, além de pesquisa, que constituem o ferramental indispensável para analisar cenários e justificar decisões. Por outro lado, também há disciplinas que contribuem para uma formação humanista indispensável para desenvolver a capacidade e a sensibilidade de profissionais que lidarão com cenários de grande instabilidade, com matérias na área de psicologia, comportamento do consumidor, fundamentos de comunicação e gestão de marcas.

O curso tem 4 anos de duração e oferece 60 vagas no período matutino e 60 vagas no noturno. No vestibular de 2011 o número de candidatos por vaga foi de 10,03 e a nota de corte foi de 39 pontos na primeira fase.

Mais informações sobre a disciplinas que compõem o curso podem ser encontradas na matriz curricular.

Um Comparativo entre Cursos MARKETING EACH USP MARKETING EACH USP

O curso de bacharelado em Administração é, comparado com o curso de Marketing, mais abrangente na formação gerencial. Diversas outras áreas como Finanças, Contabilidade, Recursos Humanos e Produção são articuladas, de forma a ampliar o escopo de qualificação dos administradores. O bacharelado em Marketing, por sua vez, oferece maior nível de especialização. Durante todo o curso os alunos receberão maior carga de informações necessárias para análise e gestão das variáveis de marketing, relacionadas com preço, produto, promoção e ponto-de-venda (os 4 pês do marketing).

Os cursos de Publicidade e Propaganda, de forma geral, oferecem maior aprofundamento na preparação dos alunos na análise de fenômenos de comunicação e no desenvolvimento de habilidades para a elaboração, produção e distribuição de campanhas publicitárias (anúncios impressos, comerciais de rádio e televisão). De forma muito simplificada, poderíamos dizer que os profissionais de Marketing são responsáveis pela elaboração de estratégias de posicionamento das ofertas no mercado, tarefa que inclui a contratação de especialistas, prestadores de serviços na área de comunicação (agências de propaganda, de promoção e de relações públicas, por exemplo). É importante, nesta lógica, saber que os profissionais de Marketing não são responsáveis pela criação e produção de anúncios e comerciais. Isso também não quer dizer que profissionais de Marketing não trabalhem em agências de comunicação e vice-e-versa.