ETAPAS

 

ETAPA 7 (7/nov) – “A GRANDE FINAL”

Após quase 2 meses de competição finalmente ocorreu a grande final. Nesta etapa, foram propostos três desafios: “EnterTheMatriz”, “NumerosReversos” e “QuadradosEstranhos”. As equipes queriam encerrar bem o campeonato, e conseguiram. 2 equipes acabaram os três desafios, 8 equipes resolveram dois e 3 fizeram um.

A etapa começou com cinco equipes disputando o primeiro lugar. Nesta acirrada disputa a equipe “Asterístico” sagrou-se a grande campeã, a equipe “Rush” garantiu a segunda posição perto do fim após submeterem corretamente um dos problemas e a equipe “ASDF Group” fechou o pódio ocupando a terceira posição.

A organização agradece o empenho e à dedicação de todos que participaram e esperamos que os competidores tenham aproveitado esta oportunidade única no curso. Por este ano encerramos, mas esperamos o apoio de todos para que ano que vem façamos um campeonato tão bom quanto este.

Clique aqui para visualizar as fotos tiradas nessa etapa!

___________________________________

Desafios da etapa e propostas de solução

(Clique no nome do desafio para baixá-lo)

ETAPA 6 (31/OUT) – “BLACKOUT”

Nesta etapa foram propostos quatro desafios: “EmissorDeCodigos”, “Sudoku”, “Popularidade” e “NumerosFelizes”. O maior número de desafios até o momento. Apesar da surpresa com o número de desafios, as equipes se organizaram e o problema “Popularidade” teve 10 submissões corretas. Mas depois disso, elas encontraram dificuldades. A grande dúvida era qual problema tentar a seguir.A maioria das equipes concentrou seu sucesso na tentativa de resolver os problemas “Sudoku” ou “EmissorDeCodigos”. Entre todas as equipes, ASDF Group foi a mais bem sucedida nisso, já que além do “Popularidade” conseguiu resolver “Sudoku”. Um grupo chegou bem perto da solução do “NumerosFelizes” parando no PresentationError.

Novamente, fica a dica para os competidores: distribuam os problemas entre todos os integrantes do grupo, para que vocês consigam otimizar mais o tempo.

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é do conhecimento da classe Scanner. É de grande importância que os competidores dominem as funções presentes nessa classe, visto que, em muitos desafios, a entrada deve ser totalmente tratada pelas equipes.

A grande baixa na etapa foi uma rápida queda da energia que fez com que todos os computadores desligassem. O problema foi contornado e todas as equipes ganharam 15 minutos a mais no tempo.

Enfim, após a etapa, os candidatos receberam suas camisas do campeonato. (Queremos ver todos as usando na próxima etapa!)

Preparem-se para a grande final dia 07/11!

Clique aqui para visualizar as fotos tiradas nessa etapa!

___________________________________

Desafios da etapa e propostas de solução

(Clique no nome do desafio para baixá-lo)

ETAPA 5 (17/OUT) – ENREDOS & THE BOOK IS ON THE

TABLE

Ocorreu tudo bem na quinta etapa do II BXComp!

Nesta etapa, foram propostos três desafios: “Bricks”, “Tipo Sanguíneo” e “O Senhor da Balsa”. A grande novidade desta etapa foi o primeiro desafio “Bricks”, cujo enunciado era em inglês. Percebemos que as equipes não tiveram problemas com o idioma, visto que este desafio foi o mais resolvido na etapa.

Outro destaque desta etapa foram os enunciados. Tentamos fazê-los de forma mais criativa para atrair a atenção do competidor e não deixar a leitura muito massante, leitura esta que era imprescindível para a resolução dos desafios.

Sobre os desafios: o desafio “Bricks” podia ser facilmente resolvido se as equipes percebessem que o número de combinações de tijolos seguia a sequência de Fibonacci; o “Tipo Sanguíneo” era um pouco trabalhoso pois, além de exigir uma leitura cuidadosa do enunciado, visto que este explicava como o tipo sanguíneo de um indivíduo é composto, os competidores tinham que usar a lógica para perceber todas as combinações sanguíneas possíveis; por fim, o desafio “O Senhor das Balsas” exigia também lógica e leitura cautelosa, visto que haviam detalhes cruciais para a corretude dos programas.

Apesar de nenhuma equipe conseguir resolver os três desafios, cada desafio foi resolvido por pelo menos uma equipe. Gostaríamos de parabenizar a equipe Rush, única equipe que conseguiu resolver 2 desafios na etapa!

Lembrando que semana que vem, dia 24 de outubro, não haverá etapa!! Portanto, descansem bastante e se preparem para a penúltima etapa! :)

Clique aqui para visualizar as fotos tiradas nessa etapa!

___________________________________

 Desafios da etapa e propostas de solução

(Clique no nome do desafio para baixá-lo)

 

ETAPA 4 (10/OUT) – “A ETAPA DA MORTE”

A quarta etapa do II BXComp ocorreu tranquilamente, sem grandes imprevistos, apesar de trazer uma surpresa “de matar”!!

A etapa contou com três desafios: “Produto Escalar”, “Acima da Média” e o tão temido “Triângulo de Pascal da Morte”. Os três desafios envolviam lógica matemática. O “Triângulo de Pascal da Morte” foi de longe o mais complicado dessa etapa, sendo que, das 10 equipes que submeteram resoluções para esse desafio, apenas 2 conseguiram resolvê-lo. Em contrapartida, a maioria das equipes se saiu muito bem em relação aos outros dois desafios. Quase todas conseguiram resolver!! Aproveitando o assunto, gostaríamos de parabenizar a equipe Asterístico pelo ótimo desempenho na etapa, resolvendo os 3 desafios em cerca de 1 hora, e com apenas 4 submissões erradas!

Durante a etapa não foram identificados grandes problemas. Porém a organização tem algumas dicas.

  • É de extrema importância a leitura atenta do enunciado do exercício! Ás vezes, a leitura desatenta faz com que a equipe caia em algumas “pegadinhas” do enunciado, o que poderia ser facilmente evitado. Portanto, muito cuidado!!
  • Lembrem-se de estudar algumas bibliotecas do Java que vem sendo importantes na resolução dos desafios! Scanner e String possuem métodos muito importante e que facilitam a resolução de grande parte dos problemas do campeonato. Portanto, pesquisar sobre isso poderá salvar um tempo muito valioso!

Percebemos claramente que as equipes estão se adaptando à dinâmica com o tempo. Estamos muito satisfeitos com os resultados que a competição está tendo em cada um dos calouros!

Parabéns a todos!! Treinem bastante e até a próxima etapa (17/out)!!

Clique aqui para visualizar as fotos tiradas nessa etapa!

___________________________________

Desafios da etapa e propostas de solução

(Clique no nome do desafio para baixá-lo)

 

ETAPA 3 (03/ouT) – “de volta aos desafios”

A terceira etapa do II BXComp foi a mais tranquila de todas até o momento. Mesmo após uma semana sem etapa os calouros já estão se adaptando a dinâmica.

Devidos aos problemas enfrentados na última etapa, a competição voltou a ser realizada apenas no laboratório 7.

O desafio era composto por 2 problemas: “Meteoro” e “Piramide”. A novidade foi que em um dos desafios os participantes tiveram que criar seu próprio método de leitura da entrada, algo que já estava pronto nos outros desafios já apresentados. E as equipes se saíram bem, das 9 que mandaram submissões para o desafio “Meteoro” (o que foi entregue totalmente em branco para resolução) 7 conseguiram resolver. Aproveitamos os comentários sobre os desafios para parabenizar a equipe Unagi que foi a mais rápida na solução dos 2 desafios, enviando apenas 1 submissão errada.

Nesta etapa o maior problema encontrado foi uma incoerência entre as restrições do desafio de número 1 (Meteoro), que especificavam que os testes só seriam referentes ao primeiro quadrante do plano cartesiano, enquanto, na verdade, eles poderiam ser feitos em todo o plano cartesiano, ou seja, a entrada para número negativos deveria ser tratada. O problema foi identificado durante a etapa e todos os participantes foram avisados. Importante ressaltar que, após a etapa, foi feito um levantamento de todas as submissões até o momento em que os participantes foram avisados sobre a necessidade de se tratar a entrada negativa. E nenhuma equipe foi prejudicada por ter tentado tratar a entrada, para que a mesma fosse sempre positiva. Aproveitando o “gancho”, as restrições que são passadas no enunciado de cada problema não devem ser implementadas, estão lá apenas para garantir que os testes não estarão fora de um dado intervalo. Assim, tratá-las não traz nenhum prejuízo, da mesma forma que não beneficia o código, ou seja, é opcional.

Por fim, outro ponto, destacado por alguns competidores, foi que nessa etapa muitos já notaram a necessidade de estudar algumas bibliotecas java, como a Scanner e a String, a fim de obter um melhor desempenho na competição, e não perder tempo com a sintaxe da linguagem.

Até a próxima etapa que ocorrerá semana que vem dia 10/10 no laboratório 7.

     Clique aqui para visualizar as fotos tiradas nessa etapa!

___________________________________

Desafios da etapa e propostas de solução

(Clique no nome do desafio para baixá-lo)

ETAPA 2 (19/SET) – “TENSÃO, IMPREVISTOS E…

PRESENTATION ERROR”

A segunda etapa do II BXComp começou mais tensa. E não era para menos, pois diferentemente da primeira, essa vez seria pra valer!

Visando mais conforto, a etapa foi organizada em dois laboratórios (6 e 7), alocando 10 equipes em cada. Pouco antes do início da etapa, as equipes foram informadas de uma nova categoria de resposta do sistema corretor: “Presentation Error”. Tal resposta seria usada caso a equipe tivesse acertado o desafio em questão, mas a saída de seu programa estivesse com erros de formatação (espaços e linhas puladas). Então, com o estourar da primeira bexiga, deu-se início a segunda etapa!

Logo no início nos deparamos com alguns imprevistos. O uso do segundo laboratório, de máquinas com configurações diferentes, repercutiu em algumas dificuldades de organização. Embora tenhamos feito testes no novo laboratório no dia anterior à etapa, não conseguimos cobrir todas as possibilidades de problemas.

O primeiro imprevisto foi o fato das máquinas do laboratório 6 não possuírem um descompactador de arquivos. Mas o problema foi identificado rapidamente e a organização, imediatamente, determinou que fossem desligados todos os monitores dos computadores no laboratório 7. Assim, conseguimos congelar a etapa e nenhuma equipe do laboratório 7 acessou o enunciado dos desafios antes das equipes do laboratório 6. Problema contornado!

O segundo imprevisto foi que algumas instalações da IDE NetBeans impactou no desempenho de 2 equipes, que tiveram que ser realocadas em computadores diferentes. A essas equipes foi concedido um pouco mais de tempo ao final da etapa, como forma de compensar o tempo de troca de computadores.

Dificuldades “estruturais” a parte, esta etapa contava com 2 desafios: “CampoMinado” e “Equilibrio”. A dificuldade maior em relação à etapa passada foi evidente. No entanto, gostaríamos de destacar que, apesar de apenas 2 equipes concluírem a etapa, grande parte das submissões de soluções recebeu como resposta “Presentation Error”. Isso quer dizer que, apesar das adversidades, muitas equipes conseguiram resolver o(s) desafio(s)! Só faltou ficarem mais atentas ao enunciado quanto à formatação. Lembrem-se: tudo que diz respeito à formatação da saída (por exemplo, a necessidade de pular espaços ou linhas) estará explícito e por extenso no enunciado – como comentado durante a etapa.

Enfim, devido aos problemas ocorridos na execução desta etapa, o Grupo PET-SI decidiu por não divulgar um ranking neste momento. Entendemos que é importante deliberar sobre a melhor forma de tratar a etapa visto que tivemos alguns problemas. Pedimos a compreensão de todos e anunciamos que os rankings serão divulgados na próxima semana, assim que nos reunirmos para discutir com calma a situação (nos reunimos às terças-feiras).

Aproveitando, gostaríamos de parabenizar as equipes que concluíram os dois desafios: Asterístico e Rush. Também gostaríamos de pedir para que todas as equipes que não desanimem e continuem na competição, pois ainda temos 5 etapas pela frente. Como vivenciamos no ano passado, o campeonato fica mais eletrizante e desafiador com o passar das etapas.

A próxima etapa ocorrerá somente no dia 03 de outubro, então teremos tempo de sobra para praticar e tornar a etapa ainda mais emocionante!

Clique aqui para visualizar as fotos tiradas nessa etapa!

Dica: baixar a solução possível de cada desafio ajuda na compreensão de erros cometidos e na preparação para as próximas etapas.

___________________________________

Desafios da etapa e propostas de solução

(Clique no nome do desafio para baixá-lo)

Etapa 1 (12/set) – “Que os jogos comecem…”

A primeira etapa do II BXComp ocorreu na última quarta-feira (12/09/12) e contou com a participação de 19 dentre as 20 equipes inscritas. Com o laboratório 7 praticamente lotado, devido aos mais de 70 competidores presentes mais os organizadores do evento, as equipes foram instruídas sobre a forma como deveriam manipular o sistema BOCA e cada calouro presente respondeu a um questionário sobre experiências pessoais e expectativas com relação ao campeonato.

Em seguida, acabou a brincadeira e a organização deu início à etapa: “Que os jogos comecem…”. As equipes foram desafiadas a solucionar 2 problemas, denominados por “Somatória” e  “Jokenpo”. O primeiro que se tratava de propor um algoritmo que realizasse o cálculo de uma somatória, com base em dois valores A  e n. E o segundo desafio, solicitava que os competidores definissem o jogador vencedor de um torneio de jokenpo, com base em uma quantidade n de partidas e uma cadeia de caracteres (ou uma String) com as escolhas de cada jogador em cada uma das n partidas.

Achou fácil? médio? difícil? Isso é relativo, mas caso queiram conferir o enunciado e a solução proposta pela organização, acesse os links ao final deste post para fazer o download dos desafios.

A primeira etapa do BX valeu 2 pontos, um ponto para cada desafio resolvido, e não houve computação do tempo nem da quantidade de submissões erradas. Mas, a partir da segunda etapa, vai ficar sério! Aconselhamos a todas equipes que treinem para as próximas etapas, pois elas passarão a valer 12 pontos cada e o tempo será um fator crucial. Brace yourselves! Quarta-feira que vem tem mais bixarada!

Clique aqui para visualizar as fotos tiradas nessa etapa!

___________________________________

Desafios da etapa e propostas de solução

(Clique no nome do desafio para baixá-lo)