Regulamento

Regulamento do V BXComp – Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação – 2015

Da participação

Para participar da quinta edição do Campeonato de Programação dos Calouros do Curso de Sistemas de Informação, o aluno deve atender aos seguintes requisitos:

  • Estar regularmente matriculado no curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP);

  • Ser aluno ingressante no ano de 2015;

  • Ter cursado no ano de 2015, pela primeira vez, a disciplina ACH2001 – Introdução à Programação ou possuir reaproveitamento nesta disciplina;

  • Não possuir reaproveitamento de matéria referente à programação ou estrutura de dados, com exceção de matéria equivalente a ACH2001 – Introdução à Programação.

Da Inscrição

Para inscrever-se o interessado deve formar sua equipe, composta de três ou quatro alunos, e preencher o formulário de cadastramento de equipe disponível no site do campeonato (http://each.uspnet.usp.br/petsi/bxcomp2015/?page_id=14 ).

Cada equipe deverá ter um nome, o qual não deve fazer referência a palavras de baixo calão ou termos pejorativos.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas entre 12 e 26 de agosto de 2015.

Observações:

  1. O número de equipes é limitado à capacidade física de dois laboratórios de SI (em torno de 30 equipes);

  2. O campeonato será realizado com o mínimo de três equipes.

Da Realização 

O campeonato será composto por sete etapas, com pontuação organizada na forma de “pontos corridos”. As etapas ocorrerão às quartas-feiras, no Laboratório 7 Laboratório 5 (podendo se estender a outro laboratório se necessário) do curso de Sistemas de Informação (3º corredor do prédio do Ciclo Básico, 2º andar). Todas as etapas ocorrerão às 14h e terão duração de duas horas.

02/09 Etapa 1
16/09 Etapa 2
23/09 Etapa 3
30/09 Etapa 4
07/10 Etapa 5
14/10 Etapa 6
21/10 Etapa 7

Datas das etapas do BXComp 2015
Das Regras

  1. Cada competidor poderá inscrever-se somente em uma única equipe;

  2. As equipes serão classificadas em um Ranking Geral de acordo com a quantidade de pontos ganhos a cada etapa;

  3. Em dias de competição, a equipe poderá pontuar se ao menos dois participantes estiverem presentes na etapa;

  4. Só poderão participar da etapa os competidores que estiverem presentes pessoalmente no laboratório em que a etapa será realizada;

  5. Os alunos atrasados não poderão participar da etapa do campeonato. Serão considerados atrasados aqueles que chegarem após a saída da primeira equipe;

  6. Não haverá coach (treinador) para equipes, sendo as mesmas compostas apenas por competidores;

  7. Em cada etapa do campeonato será proposto um ou mais desafios, e a cada desafio será associada uma quantidade de pontos pré-estabelecida;

  8. As equipes terão duas horas para resolver o(s) desafio(s) da etapa;

  9. Os desafios deverão ser desenvolvidos na linguagem de programação Java;

  10. É livre a utilização de ambientes de desenvolvimento integrado (IDEs) disponíveis nos computadores, bem como editores de texto;

  11. O sistema operacional utilizado no campeonato é o Ubuntu;

  12. Cada etapa terá pontuação máxima de 12 pontos, sendo que cada equipe recebe a quantidade de pontos referentes apenas aos desafios por ela submetidos corretamente;

    • Uma exceção em relação ao número máximo de pontos e formato de realização da etapa será permitida em duas etapas especiais, as quais serão explicadas e divulgadas durante a realização do campeonato.

  13. Ao término do campeonato, em caso de empate no Ranking Geral, os seguintes critérios, na ordem em que são apresentados aqui, serão usados para escolher a equipe mais bem colocada, entre as que estão empatadas;

    • 1º A maior somatória de desafios corretos submetidos durante todo o campeonato;

    • 2º A menor somatória de tempo de resolução dos desafios durante todo o campeonato;

    • 3° A menor somatória de submissões de soluções erradas durante todo o campeonato;

    • 4°A menor somatória de ausências de membros da equipe nas etapas durante todo o campeonato.

  14. Ao final de cada etapa, os rankings geral, por etapa e por equipe serão atualizados de acordo com as pontuações da etapa e disponibilizados no site do campeonato e na página do Facebook. O resultado da penúltima etapa não será fornecido antes do fim do campeonato;

  15. É proibida a comunicação entre equipes durante a realização das etapas do campeonato;

  16. É proibida a utilização de qualquer tipo de material de consulta durante a realização das etapas do campeonato;

  17. É proibida a saída de competidores do laboratório durante o transcorrer das etapas;

  18. A equipe que desobedecer as regras de número quinze, dezesseis e dezessete não pontuará no Ranking Geral, no que se refere à etapa em que as regras foram transgredidas;

  19. Não serão permitidas demonstrações de mau comportamento, como por exemplo, falar palavras de baixo calão ou levantar-se da cadeira de forma a tirar a concentração de outras equipes. Equipes que desrespeitarem a regra serão advertidas, e na terceira advertência serão desclassificadas da etapa;

  20. Em caso de plágio, as equipes envolvidas serão desclassificadas do campeonato;

  21. Todos os participantes que comparecerem a, pelo menos, 70% do campeonato receberão uma declaração de participação.

Das Considerações Finais

  1. O grupo PET-SI não se responsabiliza por falhas na infraestrutura do laboratório, sejam elas locais (na máquina) ou globais (queda de energia ou da internet). No entanto, antes de cada etapa é feita uma checagem do funcionamento das máquinas a fim de garantir o uso apenas de máquinas funcionais. Na existência de problemas adversos, a organização tem autonomia para tomar decisões de gerenciamento de crise;

  2. Casos omissos neste regulamento serão analisados pela organização do campeonato.