O GRACE – GaRotAs em Computação e Empreendedorismo teve como inspiração para seu nome a matemática, cientista da computação e almirante da Marinha dos Estados Unidos Grace Hopper, responsável pelo surgimento do primeiro compilador para linguagens de programação, o que levou ao surgimento do COBOL, a primeira linguagem de programação que se aproxima da linguagem humana, ao invés da linguagem de máquina. É também considerada a autora do termo “bug“, utilizado para caracterizar uma falha em códigos de programação. Contando com tal inspiração, além de diversas outras mulheres de importante contribuição na área da Computação, o projeto tem como principal meta levar inspiração a alunas e alunos do ensino fundamental e médio, de modo a valorizar seu interesse e participação nas áreas de Computação e Empreendedorismo. O objetivo é auxiliar na redução do alto nível de disparidade entre os gêneros dos ingressantes nos cursos de Computação, sendo estudantes do sexo feminino ainda minoria nessa área do conhecimento.