Andando pelos corredores do campus, frequentando salas de aula e laboratórios, ou até mesmo durante o período de graduação à distância devido à pandemia de COVID-19, enquanto temos aulas em plataformas como Google Meet e Zoom, podemos notar a diferença entre a presença de homens e de mulheres no curso de graduação de Sistemas de Informação (SI). Deparando-se com dados, é possível concretizar essa percepção como fato dentro da universidade e que acontece em tantos outros cursos de computação do país e do mundo.

O infográfico a seguir foi construído por Lais Carraro Leme Cavalheiro, Michelly Rodrigues da Silva e Stefany Ramos Ramsdorf Nohama, integrantes do projeto GRACE, a partir de dados da entrada de mulheres na EACH e no curso de Sistemas de Informação coletados no período de 2005, ano de fundação da EACH/USP, a 2020. Nele, é possível visualizar de forma gráfica algumas análises em relação ao curso de SI da EACH, no que tange à disparidade de acesso a essa graduação entre homens e mulheres e como em 15 anos de campus isso não tem mudado.

Agradecimentos:
Cátia Calazans