No contexto do Ano da França no Brasil, as Universidade de São Paulo e Universidade de Rennes 2, propõem organizar uma viagem de estudos e de pesquisa inter-universitária franco-brasileira sobre a temática das dinâmicas agrícolas e seus impactos ambientais no Estado de Mato Grosso.

A cooperação existente entre o Laboratório Costel, o Departamento de Geografia da Universidade de Rennes 2 (UHB) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – Curso de Gestão Ambiental – nos permite beneficiar do ano da França no Brasil para reforçar as relações universitárias entre os dois estabelecimentos bem como intercâmbios de estudantes franceses e brasileiros.

Esta viagem de estudos é dirigida aos pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação inscritos regularmente em um dos dois estabelecimentos. O grupo será composto paritariamente entre 15 e 20 estudantes de cada universidade e seus professores, constituindo uma equipe de 50 pessoas.

O objetivo é abordar a diversidade de realidades amazônicas servindo-se do exemplo do estado de Mato Grosso, uma vez que este é considerado o verdadeiro laboratório das dinâmicas territoriais ocorridas nos últimos anos na região. O estudo abordará tanto pela visão geográfica quanto pela abordagem sociopolítica. A metodologia a ser utilizada consiste na aplicação de questionários de campo bem como medidas físicas, e imagens de satélite. A partir do tema geral serão realizados estudos sobre a agroindústria, a biodiversidade e o meio natural, a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável, e a diversidade de uso do solo.

Assim, o projeto prevê uma viagem de campo, com duração de quatro semanas, intercaladas com seminários de trabalhos junto com as instituições parceiras. Ao retornar, irá ser realizado um seminário final de restituição na Universidade de São Paulo. O projeto contará também com a difusão da pesquisa francesa e das cooperações bilaterais França-Brasil no campo universitário por meio do acompanhamento midiático da missão.

Ao mesmo tempo um projeto de formação e de pesquisa, esta iniciativa é patrocinada pela Embaixatriz da França (Brasília) e já beneficia da chancela da Cultures France e do Comissariado do Ano da França no Brasil.

“França.Br 2009” de Ano da França no Brasil (21 de abril até 15 de novembro) é organizada:

- Na França pelo Comissariado Geral Francês, pelo Ministério das Relações Exteriores e Européias, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e por Cultures France;

- No Brasil: pelo Comissariado Geral Brasileiro, pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério das Relações Exteriores.

 

Home
Ano da França no Brasil
 
Contexto e Problemática
O Projeto
Programação
Parceiros
França.BR