Login

Olá, mundo!

Bom dia caro leitor! Aqui você saberá das novidades do LESCA. Na estréia do site em Abril de 2011, quero compartilhar com vocês um depoimento da primeiríssima aluna do laboratório. A Elene da Silva Souza é autora do primeiro trabalho inteiramente feito no LESCA (veja em “Publicações”), disse o seguinte:

“Várias palavras poderiam expressar como me sinto em relação ao LESCA, no entanto uma delas resume tudo, a palavra ORGULHO.

ORGULHO…

…das conquistas alcançadas e do crescimento pessoal adquirido.

…de ter um orientador/amigo incrível, sempre com uma palavra de incentivo.

…de fazer parte de um grupo único e espetacular como a equipe LESCA.

É um privilegio conviver e aprender com pessoas tão especiais, sempre dispostas a ajudar e apoiar um ao outro. É lindo ver a união e amizade do nosso grupo. Ver que nele não há espaço para egoísmo e competições internas. Esses fatores proporcionam um ambiente de trabalho alegre e descontraído, refletido em resultados cada vez melhores.

Em suma, sinto muito ORGULHO de ser uma LESQUIANA.”

 

A nossa fantástica ex-aluna Jessica, do curso de Gestão Ambiental, também me mandou um texto sobre sua estadia no Lesca, publico abaixo!

“Fico impressionada como apenas um ano de iniciação científica no LESCA me proporcionou um aprendizado tão grande. Quando penso no LESCA a primeira coisa que vem na mente são as palavras experiência e crescimento. Aqui não me refiro unicamente ao crescimento como pesquisador e cientista, mas também ao “crescimento humano”. Quando entrei na iniciação tive a impressão de que estava estudando coisas de escala micro, extremamente pontuais e específicas. Depois entendi que mais do que buscar compreender aspectos da morfologia e do comportamento do meu bicho eu estava aprendendo a fazer ciência. Isso foi o que mais me fascinou no LESCA: o processo de crescimento científico e, portanto, humano que obtive. Aprendi a organizar minhas idéias dentro de uma estrutura metodológica, a valorizar minhas próprias hipóteses, a usar de criatividade para montar experimentos e a confiar na minha capacidade de apresentar oralmente de maneira clara e segura em congressos. Também entendi que, para ser um bom cientista (e, novamente, portanto, um “bom humano”) você precisa ser humilde e completamente aberto a críticas, crendo que sempre e sempre pode e irá melhorar se assim desejar. O Rodrigo, pra mim, foi quem ensinou tudo isso e posso dizer, com toda solidez, que ele é meu exemplo de professor, amigo e educador sempre presente. Ele encoraja, suporta, sempre tem uma palavra de ânimo pra você e sempre arruma um tempinho pra te atender e responder suas perguntas (e acho que, até que me provem o contrário, um dos únicos professores que brinca de MSN com aluno por e-mail). Aos amigos do lab, agradeço por todo o suporte, ajuda e alegrias que me proporcionaram. À Elene, minhas eternas admirações pelo arraso de paper publicado! Obrigada pelo crescimento valiosíssimo Lesquianos. E que venham mais e mais publicações e mais e mais Lesquianos!”  Jéssica Silva Campanha (ex-integrante do LESCA).

 

Nossa ex-aluna Barbara Crespo Dias, primeira autora de 2 artigos feitos no LESCA, disse:

“Você … não tem noção do QUANTO aprendi no Lesca, tanto na parte intelectual quanto na pessoal.  Nunca na minha vida eu iria imaginar me dar com aranhas e respeitá-las tanto, foi uma experiência assustadoramente muito legal! Espero que todos os atuais e futuros alunos saiam desse laboratório com o mesmo orgulho q eu tenho…”

 

Trabalho LESCA premiado em evento!

O trabalho “Souza ES e Willemart RH 2011: O opilião Discocyrtus pectinifemur (Arachnida, Opiliones, Gonyleptidae) usa pistas de co-específicos ou ambientais para retornar a seu abrigo?”, apresentado oralmente no III Congreso Latinoamericano de Aracnologia, na Colômbia em Dezembro de 2011, faturou o prêmio de segundo melhor trabalho na categoria Iniciação científica! Parabéns Elene!

 

Aluno Lesca em Harvard!

Nosso aluno Guilherme Gainett, mais conhecido como Avatar, chegou essa semana de Abril 2012 na Harvard University nos Estados Unidos. Ele ficará até Agosto 2012 e desenvolverá projetos sobre evolução de opiliões, em uma colaboração entre o LESCA e o Prof. Gonzalo Giribet do Museum of Comparative Zoology. Parabéns Avatar! Apoio FAPESP.

 

Aluna UFAM/LESCA defende mestrado!

A Erika Portela Kaw defendeu o mestrado no dia 30-04-2012! Ela desenvolveu projeto em ecologia sensorial de aranhas da Amazônia. O projeto foi co-orientado por Rodrigo Willemart e orientado pelo ecólogo Thierry Gasnier da Universidade Federal do Amazonas. Erika é um exemplo de dedicação ao trabalho e merece os parabéns!

 

Prêmio para o LESCA!

O LESCA recebeu no dia 04-10-2012 o terceiro prêmio por trabalhos em congressos. O Guilherme Gainett (Avatar), ficou em segundo colocado na 15 Semana Temática da Biologia da USP, pelo trabalho “Guilherme Gainet, Prashant Sharma, Gonzalo Giribet, Ricardo Pinto-Da-Rocha e Rodrigo H. Willemart: Estruturas cuticulares tarsais como caracteres suporte para as relações entre as superfamílias de Laniatores (Opiliones: Arachnida)”. E ainda faturou o prêmio de melhor foto do evento com uma foto de um opilião! Parabéns!!

 

Dois alunos LESCA ingressam no mestrado!

Norton Silva Santos e Nathalia Fernandes foram aprovados nas provas de ingresso do mestrado no Programa de Ecologia e Evolução da Unifesp, no qual desenvolverão projetos pelo LESCA! Parabéns aos 2!

 

Outro aluno LESCA no mestrado!

Guilherme Ferreira Pagoti foi aprovado nas provas de inglês, conhecimentos em zoologia e na entrevista no Departamento de Zoologia do IBUSP, onde fará projeto pelo LESCA! Parabéns!

 

Boa nova!

Em Setembro de 2013, o Rodrigo Willemart, coordenador do LESCA, teve seu pedido de credenciamento como membro pleno do Programa de Zoologia do IBUSP aceito. Agora ele é orientador de mestrado pelo Programa de Ecologia e Evolução da UNIFESP e de mestrado e doutorado pela Zoologia do Instituto de Biociências da USP.

 

E mais um na pós!

Setembro de 2013: Guilherme Gainett, nosso Avatar, foi aprovado em todas as provas para ingresso mestrado no Departamento de Zoologia do IBUSP, onde fará projeto pelo LESCA a partir do ano que vem! Parabéns garoto!

 

Outro prêmio em congresso!

Nosso aluno Júlio  faturou o prêmio de segundo melhor poster do evento categoria pós-graduação no XXXI Encontro Anual de Etologia, realizado na USP São Paulo. O trabalho premiado foi “Predação de opiliões por Loxosceles gaucho: o que a aranha-marrom tem que as outras não têm?”, por Júlio do Monte Gonzalez de Segovia, Kleber Del Claro, Rodrigo Hirata Willemart. Parabéns Júlio!

 

Aluno LESCA/LECI defende mestrado!

Nosso aluno Júlio, vinculado ao LESCA e ao LECI (Laboratório de Ecologia Comportamental e de Interações) coordenado pelo Prof. Kleber Del-Claro, defendeu o mestrado no dia 28-02-2014. Ele aprovado pela banca composta por pelos Profs Michael Hrncir e Marcelo Gonzaga, com um trabalho sobre interação predatória entre aranhas e opiliões. Parabéns Júlio!

 

Aluno LESCA no Uruguai!

De Março a Maio de 2014, a Nathalia Fernandes realizou um estágio de cerca de 45 dias no laboratório do Prof Fernando Costa, trabalhando também em parceria também com o Carlos Toscano Gadea no Instituto de Investigaciones Biológicas Clemente Estable . Apoio FAPESP.

 

De volta a Harvard!

De Setembro a Dezembro de 2014, o mestrando Avatar foi novamente para o laboratório do Prof. Gonzalo Giribet coletar dados para seu projeto de mestrado. Apoio FAPESP.

 

Avatar na Alemanha!

Desde Junho de 2015, nosso mestrando Avatar está fazendo um estágio na Alemanha, no laboratório do Prof Peter Michalik, na Ernst-Moritz-Arndt Universität Greifswald. Apoio FAPESP.

 

O mestre Norton

Nosso querido Norton defendeu o mestrado no final de Julho de 2015 pelo Programa de Ecologia e Evolução da UNIFESP. A banca foi composta por Patricia Izar, Cibele Bragagnolo e Cinthia Brasileiro. Parabéns Nortão!

 

A mestre Nathi

E agora foi a vez da Nathalia Fernandes defender seu mestrado também no final de Julho de 2015 pelo Programa de Ecologia e Evolução da UNIFESP! A banca foi composta por Maurício Bento Simões, Pedro Leite Ribeiro e José Eduardo Carvalho. Parabéns Nathi!

 

Prêmio em congresso

Guilherme Gainett Avatar faturou o prêmio de melhor poster no Student Awards na categoria Taxonomy/Genetics no 29th European Journal of Arachnology na República Tcheca, em Agosto de 2015! O trabalho premiado foi Gainett G, Sharma PP, Giribet G, Willemart RH. A case study on the evolution of sexually dimorphic glands in Zalmoxidae (Opiliones, Laniatores). Parabéns Avatar!

 

Mestre Guilherme!

Guilherme Ferreira Pagoti agora é mestre! Seu trabalho sobre como o opilião Jussara sp. chega à planta preferida e quais as vantagens que ela oferece para o opilião foi aprovado pela banca composta por Briseida Dogo Resende e Nicolas Chaline no dia 18-09-2015. Parabéns Gui!

 

Mais um Guilherme mestre!

Guilherme Gainett, nosso Avatar, defendeu o mestrado “Estruturas sensoriais tarsais de opiliões (Arachnida, Opiliones): morfologia funcional, evolução e uso na sistemática” no dia 9 de Setembro de 2016. A banca foi composta pelos professores José Eduardo Serrão e Ligia Borges. Valeu Avatar!

 

E agora é a vez do Gabi

Em 3 de fevereiro de 2017, Gabriel Pimenta Murayama defendeu seu mestrado sobre efeitos do jejum e a importância de estruturas sensoriais na captura de presas em um escorpião, tendo sido aprovado por Nicolas Chaline e André Frazão Helene. Parabéns!

 

Duas mestres LESCA na mesma semana!

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2017, defenderam seus mestrados, respectivamente, Jessica Morais Dias e Thaiany Miranda Costa. Jessica trabalhou com olfação em opiliões sob uma ótica comportamental e teve como banca os especialistas em ecologia química Raul Alberto Laumann, da EMBRAPA, e Maurício Bento Simões, da ESALQ. Thaiany estudou glândulas sexualmente dimórifcas em opiliões de pontos de vista anatômico e filogenético, tendo sido arguida por Marcos Ryotaro Hara (EACH USP) e Cibele Bragagnolo (UNIFESP). Parabéns meninas!

Doutor Júlio!

Em 30 de Novembro de 2018, Julio Segovia defendeu seu trabalho sobre diferenças inter-individuais no comportamento defensivo de opiliões. A banca foi composta por Cibele Biondo (UFABC), Laura Leal (UNIFESP), Patricia Izar (IPUSP) e Regina Macedo (UnB). Parabéns Júlio!

Nova frente de pesquisa no LESCA

Após o ponta pé inicial dado pelo Gabriel Murayama, agora temos uma equipe formada trabalhando com escorpionismo no LESCA (oficialmente desde Agosto de 2020). Os graduandos Leonardo Suguiyama e Bruna Barbosa atuam na parte de comportamento em nosso laboratório. O projeto conta com a Profa Alessandra Bizerra, o Prof Ricardo Pinto da Rocha e mais 3 estudantes de graduação que atuam com eles.

Gui nos EUA!

Guilherme Pagoti ficou de Dez de 2019 até Abril de 2021 nos EUA, em estágio sanduíche no laboratório da Professora Elizabeth Jakob, na University of Massachusetts em Amherst. Batalhou em plena pandemia, trabalhou como poucos e deixou saudades por lá.

Nova pós-graduanda no LESCA!

Marina Rodrigues, após uma iniciação científica orientada pelo Gui Pagoti, agora é mestranda! Foi aprovada na prova de conhecimentos teóricos e na entrevista no Programa de Zoologia do Instituto de Biociências da USP, em junho de 2021. Entrou para o time de escorpionismo. Parabéns Mari!

Dois qualificados no LESCA!

Em Agosto de 2021 dois doutorandos do laboratório qualificaram. Gabriel teve na banca Ricardo Pinto da Rocha, Luis Fernando García e Fernando Ribeiro. Nathalia recebeu comentários de Pedro Gnaspini, Renato Chaves e Daniel Pessoa. Parabéns a ambos pelos excelentes trabalhos defendidos e muito elogiados pelas bancas.

Gabriel em estágio sanduíche no Uruguai!

Gabriel fez um estádio sanduíche entre abril e agosto de 2022 no laboratório do Prof Luís Fernando García, da Universidad de la Republica no Uruguai. Lá desenvolveu um lindo trabalho sobre interação predador-presa com aracnídeos.

Destaque no 22nd International Congress of Arachnology de 2023

Gabriel, Guilherme e Nathalia tiveram excelentes participações no evento, com trabalhos elogiados e despertando muito interesse. Nathalia ainda faturou o prêmio de segunda melhor apresentação oral entre os estudantes presentes. Parabéns aos 3!

Pagoti é doutor!

Em 5 de junho de 2023, Gui fez uma linda aula e defendeu uma tese muito elogiada pela banca formada por Hilton Japyassu (UFBA), Ricardo Pinto da Rocha (USP) e Yuri Messas (UNICAMP). A tese defendida foi “Aprendizado e atenção em diferentes contextos ecológicos em opiliões e aranhas (Arachnida)”. Parabéns Guiiiiiiiii!!

Murayama fora dos muros da universidade

Em 20-6-2023, o Gabriel Murayama palestrou sobre medidas de controle de escorpiões no 1 Simpósio de controle de escorpiões no Vale do Paraíba, organizado pela UNITAU. Excelente palestra em um evento com pessoal de secretarias e zoonoses!

Mais um estágio sanduíche de doutorado no exterior!

Nathalia Fernandes iniciou, em julho de 2023, seus trabalhos em ecologia visual na University of Exeter, na Inglaterra, sob orientação do Prof Jolyon Troscianko, no mesmo laboratório do Prof Martin Stevens. Certamente um imenso upgrade na carreira, parabéns Nath!

Doutor Norton!

Em 1-8-2023, nosso querido veterano Norton Felipe dos Santos Silva defendeu sua tese “Morfologia, química e função na glândula da membrana artrodial e química de hidrocarbonetos cuticulares em um opilião (Arachnida, Opiliones)” frente à banca composta por Leo Kei Iwai (Instituto Butantan), Katie Cristina Takeuti Riciluca (CNPEM) e Marcos Ryotaro Hara (EACH USP). A defesa foi um sucesso e a tese muito elogiada!

highslide wordpress